Home > 19 de março – Dia do Salesiano Irmão > 19 de março – Dia do Salesiano Irmão

19 de março – Dia do Salesiano Irmão

em 12/03/2015

dest17032017_02

Fonte: SDB

Cada um de nós é chamado por Deus a uma vocação pessoal. Além disso, não fomos chamados todos a viver da mesma maneira a vocação salesiana. Alguns são chamados a serem “Salesianos Clérigos”, outros a serem “Salesianos Leigos” (ou Salesianos Coadjutores, ou ainda, Salesianos Irmãos). Os Salesianos Clérigos são aqueles que se dedicam ao serviço dos jovens através de seu ministério sacerdotal ou como Diáconos Permanentes, ou como Padres (a palavra clérigo indica quem está se preparando para a ordenação como diácono ou padre). O Salesiano Leigo é aquele que se dedica, com a mesma vocação, a servir os jovens continuando no estado laical como irmão entre os irmãos.

salesiano coadjutor leva para todos os campos educativos e pastorais o valor próprio de sua laicidade, que o torna de modo específico testemunha do Reino de Deus no mundo, mais próximo dos jovens e das realidades do trabalho.

As especificidades do salesiano coadjutor são:

  • A resposta à vocação de batizado chamado por Deus a doar-se totalmente a Ele em Cristo, para servi-lo come ‘religioso leigo’ na Congregação salesiana.
  • A realização da missão específico de promover a educação integral cristã dos jovens, especialmente dos mais pobres, com o espírito de Dom Bosco, em comunhão com o Salesiano sacerdote, dentro de uma comunidade religiosa.
  • O viver com as características próprias da vida religiosa a sua vocação de leigo que busca o Reino de Deus cuidando das coisas temporais e orientando-as segundo Deus.
  • A realização da missão de evangelização e santificação não sacramental com a intensidade que deriva da sua consagração específica e por mandato da Igreja.
  • Hoje, a Congregação Salesiana conta com 2.317 Coadjutores Salesianos que trabalham lado a lado com os sacerdotes na comunidade, a serviço dos jovens de todo o mundo. Atuam como educadores que animam e coordenam ou dirigem obras e atividades várias da missão salesiana, como escolas, albergues, institutos técnicos, centros de promoção agrícola, centros editoriais no âmbito da imprensa, da rádio, da TV, centros de desenvolvimento social, legislativo e econômico, etc.

Leia mais no site dos Salesianos de Dom Bosco (SDB).

Leia o texto “O EXEMPLO E A GLÓRIA DOS SANTOS: SÃO JOSÉ E SÃO JOÃO BOSCO“, do padre Edilson Agreson da Silva.