Home > Inculturação > Após 14 anos, o padre Jurandyr Azevedo Araújo despede-se da coordenação nacional da Pastoral Afro-Brasileira

Após 14 anos, o padre Jurandyr Azevedo Araújo despede-se da coordenação nacional da Pastoral Afro-Brasileira

em 08/09/2017

Fonte: CNBB

cnbb-1

Após 14 anos, o padre Jurandyr Azevedo Araújo despede-se da coordenação nacional da Pastoral Afro-Brasileira. A partir de agora, os trabalhos serão conduzidos pelo padre Fernando Geraldo da Silva, da arquidiocese de Belo Horizonte-MG. A sede da pastoral, que estava na capital mineira desde 2015, agora passará a funcionar no prédio da Cáritas arquidiocesana de São Paulo.

Em carta, padre Jurandyr agradeceu a Deus, que, por meio de várias pessoas, o chamou para esta missão. “Desejo agradecer de coração a todos/as pela sadia amizade, ajuda fraterna, ousadia e coragem no trabalho pastoral nas dioceses, paróquias, comunidade e pelo que aprendi com vocês”, escreveu. O salesiano também pediu desculpas “por aquilo que não pude ser”. “Leva-se a fé que vocês têm em Deus e na vida, a amizade, o empenho e a garra em ser e trabalhar em prol de todos/as e das comunidades afro-brasileiras”, revelou.

O arcebispo de Feira de Santana (BA) e referencial da pastoral, dom Zanoni Demettino Castro, ressaltou a escolha por São Paulo, tendo em vista a disposição do auxiliar da arquidiocese paulista, dom Eduardo Vieira dos Santos, que é referencial da pastoral e âmbito local em colaborar com o trabalho. “Precisamos nos unir para que esse projeto ambicioso da Pastoral Afro-brasileira se concretize cada dia mais”, considerou dom Zanoni.

No novo endereço, onde também funciona a Pastoral Afro-arquidiocesana, fica lotado o secretário: padre José Enes de Jesus, presbítero da arquidiocese de São Paulo.

Compromissos mantidos
De acordo com a carta escrita pelo padre Jurandyr, alguns compromissos já firmados anteriormente continuam sobre sua responsabilidade. Ele estará à frente da XXI Romaria das Comunidades Negras à Aparecida (SP), que acontecerá em novembro; do IX Congresso Nacional de Entidades Negras Católicas (Conenc), que será em janeiro do próximo ano, em Maringá (PR), e representará o Brasil no XIV Encontro de Pastoral Afro-americano, em julho de 2018, na cidade de Cali, na Colômbia. Padre Jurandyr estará à disposição dos que desejarem lhe procurar na Inspetoria São João Bosco, no bairro Dom Cabral, em Belo Horizonte.

Novo endereço da sede da Pastoral Afro-Brasileira:
Rua José Bonifácio, nº 107 – 3º andar – Centro – São Paulo (SP) – CEP 01003-000.
Telefone: (11) 3810-4113 e (11) 99126-9972
E-mail: pastoralafro2016@gmail.com