Home > Formação SDB > Convivência Vocacional reúne candidatos à vida religiosa salesiana de Minas Gerais

Convivência Vocacional reúne candidatos à vida religiosa salesiana de Minas Gerais

em 08/10/2017

convivencia

Nos dias 5 e 6 de agosto foi realizada a 3ª Convivência Vocacional com alguns candidatos à vida religiosa salesiana do estado de Minas Gerais. Participaram oito jovens de várias cidades de Minas Gerais, que desejaram fazer uma experiência vocacional na Comunidade Salesiana, buscando discernir a própria vocação.

O encontro aconteceu no Noviciado, em Barbacena-MG. Durante os dois dias os jovens puderam participar mais diretamente da vida dos noviços. No sábado, pela manhã, o delegado para o Serviço Salesiano de Orientação Vocacional (SSOV) da ISJB, Pe. José Ricardo Mole, presidiu a Eucarística, celebrada junto com as Laudes, na Capela interna do Noviciado. Em seguida, após o café da manhã com a Comunidade, os jovens tiveram a formação com o tema bíblico escolhido: “avancem para as águas mais profundas” (Lc 5, 1-11). Foi tratada a necessidade do auto-conhecimento e do aprofundamento nas próprias motivações vocacionais antes de se tomar uma importante decisão.

Na sequência, o Pe. José Paulino de Godoy Júnior, ecônomo do Noviciado e delegado inspetorial para a Animação Missionária, juntamente com  salesiano Wellington Batista de Abreu, assistente do noviciado, coordenou o momento de trabalho externo. Essa atividade teve como objetivo formar os vocacionados para a consciência da corresponsabilidade e do sentido de pertença à Comunidade. O trabalho faz parte da vida salesiana. Como Marta e Maria, o Salesiano procura viver bem a dimensão da oração e do trabalho, sendo, assim, contemplativo na ação.

A parte da tarde foi dedicada à missão pastoral. Juntamente com os Salesianos e Noviços, os vocacionados vivenciaram a experiência do Oratório Festivo, o que se tem mais original de Dom Bosco. O fortalecimento de um coração oratoriano em todos os Salesianos, desde o acompanhamento vocacional até à maturidade é fundamental para se manter a fidelidade ao carisma do fundador. A tarde foi concluído com a oração solene das Primeiras Vésperas da Solenidade da Transfiguração do Senhor.

O grupo de jovens foi o momento de fechamento da noite. Junto com os Salesianos e Noviços, os vocacionados participaram do grupo juvenil que se reúne todo sábado à noite. O grupo foi encerrado com um momento esportivo e de lanche.

O Domingo foi iniciado com a Oração Solene das Laudes. Em seguida, o Diretor da Comunidade e Mestre dos Noviços, Pe. Lauro Takaki Shinohara, presidiu a Missa da Transfiguração do Senhor. A manhã de Domingo foi encerrada com um momento de deserto, com Adoração ao Santíssimo Sacramento, presidida pelo Pe. José Paulino. Em seguida, aconteceu um almoço festivo, onde todos os presbíteros presentes foram homenageados por ocasião do “Dia do padre”. Os noviços, na homenagem, apresentaram uma peça teatral e dois cantos. A festa foi tipicamente salesiana, com teatro, música, fraternidade e muita alegria.