Home > Formação SDB > Encontro dos tirocinantes

Encontro dos tirocinantes

em 01/01/1970

tirocineo

Os tirocinantes da Inspetoria São João Bosco estiveram presentes na Casa Inspetorial, em Belo Horizonte-MG, entre os dias 14 e 17 de junho, para a realização do primeiro encontro do ano de 2017. A coordenação ficou sob responsabilidade do delegado Inspetorial para a Formação, padre Antônio Martins Pinheiro.

Os jovens irmãos tirocinantes, ambos são assistentes das casas de formação da Inspetoria. Gutielles Santos é assistente do primeiro ano, em Pará de Minas, dos Pré Noviços e Wellington Abreu é assistente do segundo ano, em Barbacena, dos Noviços. Wellington pertence a Inspetoria São Domingos Sávio de Manaus.

Além da partilha das vivências, os tirocinantes tiveram, no primeiro dia, a oportunidade de entrosamento com a comunidade do Centro Inspetorial, formada por vários irmãos idosos que, entorno de uma deliciosa macarronada preparada pelo ecônomo Inspetorial padre Claudinei Mascarello, padre Caio, trouxeram muita alegria aos tirocinantes e demais irmãos.

No segundo dia, orientados pelo padre Pinheiro, os tirocinantes refletiram sobre a fase que vivem, por meio do Projeto Inspetorial de Formação para o Tirocínio. Durante a apresentação do projeto, partilharam na presença do inspetor, padre Orestes Fistarol, as experiências que vivenciam nas obras onde estão inseridos. Em suas palavras, padre Orestes, com grande estimulo, destacou que a etapa do tirocínio é para os salesianos o treino do Sistema Preventivo para a vida toda e que todos os elementos que a circundam devem tornar o tirocinante preparado para colaborar com qualquer frente de trabalho que exijam as inspetorias. Na oração da tarde o irmão Raymundo Mesquita partilhou no Boa Noite o quanto é fantástico ser salesiano, pois o bem que a se planta é colheita frutuosa.

No final do encontro, os jovens tirocinantes juntos com o delegado da Pastoral Juvenil, padre José Ricardo Mole, fizeram um tour pela capital mineira, conhecendo os pontos turísticos e partilhando ainda mais a vida e as experiências.

Tirocínio

Tirocínio é o período da formação religiosa salesiana que sucede o pós-noviciado e antecede os estudos de Teologia, em que os jovens atuam mais intensamente nas casas salesianas, fazendo, de acordo com as Constituições Salesianas, um “confronto vital e intenso com a ação salesiana em uma experiência educativo-pastoral”. Por estarem em diferentes comunidades e às vezes, cidades, são poucas as ocasiões no ano em que os tirocinantes conseguem se encontrar