Home > Assistência Social > Encontro Nacional da RSB-Social no Polo BH

Encontro Nacional da RSB-Social no Polo BH

em 08/03/2017

enas-1

Nos dias 02 e 03 de agosto, foi realizado o Encontro Nacional da RSB-Social no Polo BH. O evento reuniu, em Belo Horizonte-MG, representantes das Inspetorias São João Bosco (SDB), Madre Mazzarello (FMA) e Nossa Senhora da Penha (FMA).

Segundo a diretora executiva das RSB-Social, irmã Silvia Aparecida da Silva “realizar o ENAS Polo é colocar em prática a metodologia escolhida pela RSB-Social de fazer das Obras e Presenças Sociais co-autores dos documentos de referencia da nossa ação social em rede no Brasil. Isto nos enriquece e faz da nossa caminhada um processo de construção coletiva. É motivo de alegria!“.

As atividades do dia 02 foram iniciadas com uma acolhida, promovida pela Inspetoria Nossa Senhora da Penha. Em seguida, foram apresentados os objetivos e a dinâmica dos dois dias de encontro. Ainda na parte da manhã, foi realizado o seminário: “Identidade Carismática: elemento fundante para uma atuação em Rede. Perspectivas a partir do Caderno da Identidade Carismática Salesiana da RSB-Social”. No período da tarde, ocorreu a primeira seção dos grupos de trabalho, que discute: “Quais são nossas percepções sobre a proposta do Caderno da Identidade Carismática Salesiana da RSB-Social, em relação à realidade atual das nossas obras sociais?”.

No dia 03, foram realizados os seminários: “Como repensar a presença das obras sociais no território à luz dos 04 primeiros Compromissos Fundamentais? Desafios que emergem dos Compromissos Fundamentais da RSB-Social” e “Apresentação do SIGAR e Aplicativo”. À tarde ocorreu a seção dos grupos de trabalho “Como membros da rede, o que faremos ao longo dos próximos 12 meses para promover localmente a ação social salesiana em rede? Planejamento do Pacto de Animação da RSB-Social no Polo em vista ao fortalecimento da Identidade Carismática Salesiana”, seguido da plenária final e do encerramento do encontro.

enas-2