Home > Assistência Social > SUSTENTABILIDADE + PROTAGONISMO + JUVENTUDE = SUSTENTABILIZANDO

SUSTENTABILIDADE + PROTAGONISMO + JUVENTUDE = SUSTENTABILIZANDO

em 01/01/1970

Vote na iniciativa finalista do prêmio Bom Exemplo, desenvolvida por ex-aprendizes salesianos 

“Queremos deixar a marca de que a nossa geração pode sim fazer a diferença usando a tecnologia”, com esta frase os gêmeos Junio e Jeiel Santos, de apenas 17 anos, explicam o significado de serem finalistas do Prêmio Bom Exemplo, promovido pela Rede Globo Minas.

Ajude os ex-aprendizes do Cesam-MG a conquistar o prêmio Bom Exemplo.  É muito fácil! Leva menos de um minuto e é possível votar quantas vezes quiser: https://goo.gl/O98Cov.

3Os jovens foram aprendizes do Cesam-MG entre julho de 2015 e novembro de 2016. Ao final do Programa de Aprendizagem, realizaram uma atividade chamada empresa simulada, daí nasceu o aplicativo “Sustentabilizando” (baixe o aplicativo). Os irmãos uniram os conhecimentos tecnológicos adquiridos em curso técnico de informática e a visão empreendedora e de protagonismo juvenil oferecida pelo Cesam e idealizaram um aplicativo com o objetivo de conscientizar e formar as pessoas sobre a sustentabilidade.

“Ouvimos muito falar nos noticiários sobre esse assunto, mas as pessoas não sabem o quanto elas gastam, nem o que podem fazer. Surgiu então a ideia do aplicativo. Primeiramente nosso foco era a reciclagem, mas depois focamos no controle de gastos de água e energia elétrica”, contam os garotos.

Atualmente, os usuários do Sustentabilizando recebem informações sobre todos os tipos de materiais recicláveis e curiosidades.  Atividades costumeiras como tomar banho, lavar roupa, escovar os dentes e utilizar as torneiras de casa podem ter seu consumo e gasto monitorados em tempo real pelo aplicativo. Ainda é possível monitorar o consumo de energia elétrica informando a potência do equipamento. Ele também oferece jogos educativos.

Esforço recompensado

2O desenvolvimento do aplicativo não foi fácil. Paralelamente ao Programa de Aprendizagem, Junio e Jeiel cursaram o 3º ano do ensino médio e um curso técnico de Informática. Com isso, utilizavam a madrugada para trabalhar as mais de 8 mil linhas de código do aplicativo. Como têm apenas um computador, pegavam um notebook emprestado com um colega.

Todo o esforço valeu à pena. Ao verem na TV a informação de que estavam abertas as indicações para a categoria Cidadania, do Prêmio Bom Exemplo, os jovens decidiram participar, sem muitas pretensões. Algum tempo depois, uma ligação e uma visita da produção da TV Globo, foi o início do reconhecimento da iniciativa dos ex-aprendizes: eles eram um dos cinco finalistas do prêmio. “Antes tínhamos cerca de 100 downloads, hoje são mais de 10000”, celebram.

Junio e Jeiel não deram o aplicativo por encerrado, trabalham constantemente nas atualizações. Já foram 27 até aqui. Eles pretendem cursar a faculdade de Ciências da Computação no futuro, mas afirmam que este ano será dedicado ao aprimoramento do aplicativo. Agora, buscam um investidor ou patrocinador para um banco de dados, que facilitará o uso do aplicativo ao permitir o acesso automático aos valores cobrados por todas as companhias elétricas. Atualmente, o usuário precisar fazer um preenchimento manual.

Exemplo para os futuros aprendizes

1Junio e Jeiel destacam a importância do Cesam na vida pessoal e profissional de ambos. “Nunca tínhamos tido experiências profissionais. No Cesam, pudemos conhecer o mercado de trabalho, a linha de produção [os jovens realizaram o Programa de Aprendizagem na Fiat] e a parte administrativa. Foi uma oportunidade única. Os educadores destacavam a importância de levar o aprendizado adquirido no Cesam para fora e a importância de estudar e crescer profissionalmente”, lembram.

No dia 18 de abril, eles tiverem a oportunidade relatar essas experiências e contar sobre o aplicativo para novos aprendizes da Unidade. Eles falaram para um grupo jovens prestes a assinar o contrato com o Cesam-MG e seus familiares.

Na TV

Assista à matéria exibida no MG TV 1ª Edição: http://g1.globo.com/minas-gerais/mgtv-1edicao/videos/t/edicoes/v/cinco-candidatos-sao-selecionados-para-concorrer-ao-bom-exemplo-2017-cidadania/5773196/.