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Objetivo Geral:
Desenvolver a consciência ecológica nos alunos a partir da pedagogia salesiana, promovendo ações práticas de sustentabilidade no ambiente escolar e na comunidade conscientizando sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente como a nossa casa comum.
Justificativa:
Inspirado no sistema preventivo de Dom Bosco, que valoriza a razão, a religião e o amor, o projeto visa formar cidadãos responsáveis, críticos e atuantes na preservação do meio ambiente, em consonância com a Laudato Si’ do Papa Francisco e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Objetivos Específicos:
• Estimular o protagonismo juvenil em ações ambientais.
• Promover práticas sustentáveis no cotidiano escolar, como os cuidado e preservação ao meio ambiente.
• Integrar conteúdos curriculares com temas ambientais.
Atividades que foram desenvolvidas durante o projeto:
1. Horta Escolar Comunitária:
• Cuidada pelos alunos com apoio dos educadores e da comunidade.
• Reforço de temas como alimentação saudável, compostagem e ciclos da natureza.
2. Coleta Seletiva e Reciclagem:
• Instalação de lixeiras para separação de resíduos.
• Oficinas de reaproveitamento de materiais recicláveis (artesanato, decoração etc).
3. Campanhas de Conscientização:
• Produção de cartazes, vídeos e apresentações teatrais com mensagens ambientais.
• Uso de murais para divulgar “Dicas Sustentáveis da Semana”.
4. Semana do Meio Ambiente:
• Palestras com convidados, gincanas ecológicas e mutirões de limpeza.
5. Monitoramento do Consumo:
• Grupos de alunos podem acompanhar o uso de água e energia da escola e propor melhorias.
• Feira de troca de brinquedos.
Metodologia:
A aprendizagem acontece por meio da educação afetiva, relacional e experiencial, com acompanhamento constante dos educadores como “assistência presença” — conceito chave no método de Dom Bosco. Os jovens são protagonistas, tomam decisões, planejam e avaliam as ações do projeto. Durante os projetos, todas as turmas desenvolverão ações e conscientização e cuidado com o meio ambiente.
Avaliação:
A avaliação é contínua e formativa, considerando:
• Participação dos alunos.
• Impacto das ações na escola e na comunidade.
• Mudanças de atitude em relação ao meio ambiente.