Objetivo Geral:

Desenvolver a consciência ecológica nos alunos a partir da pedagogia salesiana, promovendo ações práticas de sustentabilidade no ambiente escolar e na comunidade conscientizando sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente como a nossa casa comum.

Justificativa:

Inspirado no sistema preventivo de Dom Bosco, que valoriza a razão, a religião e o amor, o projeto visa formar cidadãos responsáveis, críticos e atuantes na preservação do meio ambiente, em consonância com a Laudato Si’ do Papa Francisco e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Objetivos Específicos:

• Estimular o protagonismo juvenil em ações ambientais.

• Promover práticas sustentáveis no cotidiano escolar, como os cuidado e preservação ao meio ambiente.

• Integrar conteúdos curriculares com temas ambientais.

Atividades que foram desenvolvidas durante o projeto:

1. Horta Escolar Comunitária:

• Cuidada pelos alunos com apoio dos educadores e da comunidade.

• Reforço de temas como alimentação saudável, compostagem e ciclos da natureza.

2. Coleta Seletiva e Reciclagem:

• Instalação de lixeiras para separação de resíduos.

• Oficinas de reaproveitamento de materiais recicláveis (artesanato, decoração etc).

3. Campanhas de Conscientização:

• Produção de cartazes, vídeos e apresentações teatrais com mensagens ambientais.

• Uso de murais para divulgar “Dicas Sustentáveis da Semana”.

4. Semana do Meio Ambiente:

• Palestras com convidados, gincanas ecológicas e mutirões de limpeza.

5. Monitoramento do Consumo:

• Grupos de alunos podem acompanhar o uso de água e energia da escola e propor melhorias.

• Feira de troca de brinquedos.

Metodologia:

A aprendizagem acontece por meio da educação afetiva, relacional e experiencial, com acompanhamento constante dos educadores como “assistência presença” — conceito chave no método de Dom Bosco. Os jovens são protagonistas, tomam decisões, planejam e avaliam as ações do projeto. Durante os projetos, todas as turmas desenvolverão ações  e conscientização e cuidado com o meio ambiente.

Avaliação:

A avaliação é contínua e formativa, considerando:

• Participação dos alunos.

• Impacto das ações na escola e na comunidade.

• Mudanças de atitude em relação ao meio ambiente.