Entre maio e julho de 2022, aconteceu a primeira edição da trilha formativa de Educação Financeira para Mulheres Empreendedoras realizada no CESAM-ES através da parceria com a Rede Salesiana Brasil (RSB), Aliança Empreendedora e Unisales.

A proposta apresentada é uma ação voltada para a transformação de uma realidade social, estabelecendo um contato direto com a comunidade, pondo em prática a troca de experiências e promovendo também o conhecimento. Incentivando aos indivíduos envolvidos o exercício da cidadania e um desempenho em prol da própria liberdade.

 De acordo com Julyana Goldner, Professora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unisales, é necessária à sua implicação pessoal durante a condução do grupo, visto ao relatar: "Meu papel era ser uma facilitadora dos conteúdos, perguntar e ouvir, mais do que falar. Claro que compartilhei minha experiência técnica com elas, mas aprendi mais do que ensinei, pois essas mulheres empreendem para além das suas aptidões, elas empreendem por necessidades financeiras, para sustento da família. E isso foi muito enriquecedor para mim. E essa construção foi acontecendo coletivamente."

 

1ª Edição da trilha formativa de Educação Financeira para Mulheres Empreendedoras realizada no CESAM-ES através da parceria com a Rede Salesiana Brasil (RSB), Aliança Empreendedora e Unisales.

Foram realizados grupos vivenciais semanais com temáticas diversificadas, cada encontro teve duração de três horas. Foram utilizadas nas intervenções: recurso audiovisual para exibição de vídeos, rodas de conversa, conexões dialógicas, atividades práticas, dentre outros, para auxiliar na troca de informação e promover reflexão da temática.

 

Os temas discutidos nos encontros perpassam concepções sobre a definição de metas financeiras, a importância em ter registros financeiros, entender os custos do negócio, criação de um plano de negócios, serviços financeiros e tecnologias digitais para o negócio, gestão de crises, formalização de negócios.

 

Para o encerramento da trilha de conhecimento, foi realizada um Workshop sobre Precificação de Produtos após percebida esta a principal dificuldade em comum das participantes, para cobrança de preços competitivos e condizentes com o mercado.

 

Cleonice Gonçalves, empreendedora e participante do curso, traz a relevância do projeto quando diz: "Participar do curso mulheres empreendedoras foi um marco na minha vida. Por que abriu um leque de aprendizagem de como controlar e gerir um negócio. Aprendi a precificar e saber a diferença entre o que é custo, investimento, gasto e lucro. Os professores explicam muito bem e nós dá abertura pra falar e tirar nossas dúvidas, eu adorei participar!"

Essa notícia foi elaborada pelo Hiago Couto Silva Ramos.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.