Uma sessão de cinema é uma boa pedida para o feriado prolongado, por isso selecionamos 10 animações para motivar o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, além de reunir os amigos para construir memórias e aprendizados juntos.

1- "Red – Crescer é uma fera”

Em um dia tudo está normal: você vai à escola, conversa com suas amigas e espera o próximo dia chegar. Em outro, você vira um panda vermelho, fofo e gigante, quando a raiva passa dos limites. Em “Red – Crescer é uma fera”, acompanhamos os dilemas de Meilin, uma garota sino-canadense de 13 anos que, passando pelo turbilhão de emoções da puberdade, entra em uma jornada de descobertas e aceitação para que a menstruação deixe de ser um tabu!

Direção: Domee Shi

Onde assistir: Disney Plus

Classificação etária: livre

2 - "O menino e o mundo"

A animação infantil brasileira traz elementos estéticos muito diferentes do que as crianças e jovens estão acostumados. Trata-se de um trabalho quase artesanal, que acompanha música e trilha sonora inspiradoras, narrando a forma como crianças enxergam o mundo. “Como poucas obras, é um filme importante para todas as idades, pois há muitas camadas de leituras possíveis. Para crianças pequenas, pode ser uma experiência estética inédita. À medida que aumenta a idade do espectador, mais elementos da densidade dramática podem ser compreendidos”, afirmou a pesquisadora Cláudia Mogadouro, especialista em cinema e educação, em entrevista ao Centro de Referências.

Diretor: Alé Abreu 

Onde assistir: GloboPlay

Classificação etária: livre

3 - “Pinóquio”

Um nariz que cresce a cada mentira contada é a principal característica de Pinóquio, o famoso boneco de madeira criado por Gepeto. Já contada de diversas formas ao longo dos anos, o que a história do Pinóquio de Del Toro tem de diferente? A animação em stop-motion, sensível e colorida, apresenta novos personagens, como o grilo Sebastião, para contar essa história repaginada. A lição que fica desde cedo é que a vida é um dom maravilhoso.

Diretor: Guillermo Del Toro

Onde assistir: Netflix

Classificação etária: livre

4 - “Gato de Botas 2: O último pedido”

Dizem que gatos têm sete vidas, mas, neste caso, podem ter até nove: repensando as escolhas caóticas durante as oito vidas que viveu, o Gato de Botas entra em uma jornada de autoconhecimento para ver qual será a melhor maneira de viver sua última vida – ou até mesmo restaurar as vidas queimadas com inúmeros perigos vividos no passado. Amizades antigas e personagens de diversos contos de fadas acompanham o Gato de Botas nesta trajetória.

Diretor: Joel Crawford

Onde assistir: Amazon Prime Video

Classificação etária: livre

5 - “A fera do mar”

E se grande parte da história do mundo contada para nós for uma mentira? Em “A fera do mar”, a garota Maisie Brumble se infiltra em uma embarcação e questiona como heróis e vilões são retratados nos livros – muitos deles com perspectivas eurocêntricas, que não contemplam a diversidade de povos e culturas. Afinal, você pode ser o herói e estar errado – nem sempre um final feliz tem um caminho realmente emancipador.

Diretor: Chris Williams

Onde assistir: Netflix

Classificação etária: Não recomendado para menores de 10 anos

6 -"Meu nome é Greta"

Um documentário que traz um relato em primeira pessoa da ativista Greta Thunberg sobre por que resolveu protestar em frente ao parlamento sueco pedindo para que os líderes do país pautem a emergência climática nas eleições. Sua ação, inicialmente solitária, inspirou crianças do mundo todo a iniciarem greves escolares e levantes em defesa do meio ambiente. Conhecer essa história é uma forma de mostrar a importância da participação política de crianças e adolescentes na disputa por um outro futuro. Também estão disponíveis conteúdos que mostram a trajetória de Greta, 

Diretores: Nathan Grossman

Onde assistir: Disney Plus.

Classificação etária: Não recomendado para menores de 10 anos

7- "A sabiá sabiazinha"

Criada por uma família de ratos, a Sabiá Robin nunca se sentiu realmente aceita em sua comunidade. Ao ouvir uma história sobre como os humanos fazem pedidos à estrela da árvore de Natal, a sabiá decide imitar o gesto e pedir para que se torne um rato, como seus parentes adotivos. A animação de 30 minutos é uma metáfora para as nossas jornadas em busca do autoconhecimento e aceitação.

Diretores: Dan Ojari e Mikey Please

Onde assistir: Netflix

Classificação etária: livre

8 - ‘A família Mitchell e a revolta das máquinas’

A história acompanha a mudança de uma adolescente supercriativa recém-aprovada no vestibular para a faculdade. A tranquilidade da viagem em família é interrompida quando aparelhos eletrônicos se revoltam e começam uma caça aos seres humanos. A família Mitchell precisará encontrar uma maneira de fortalecer seus laços enquanto buscam salvar o mundo da ameaça dos robôs. Com diferentes técnicas de animação, o filme nos convida a reconhecer a fortaleza presente nos defeitos e nas qualidades de cada um.

Direção: Kurt Albrecht, Phil Lord e Christopher Miller

Onde assistir: Netflix

Classificação etária: livre

9 - "Encanto"

O filme “Encanto” conta a história dos Madrigal, uma família extraordinária que vive em um povoado na Colômbia. Cada membro tem um dom especial: força excepcional, a perfeição de criar flores ou o poder de curar através da comida. Exceto Mirabel, a única criança sem nenhum dom aparente. Quando uma ameaça coloca em risco o milagre que originou toda a magia, Mirabel pode ser a última esperança de sua família. Com muita magia, o filme nos permite refletir sobre empatia, relações familiares e pertencimento.

Diretores: Jared Bush, Byron Howard e Charise Castro Smith

Onde assistir: Disney Plus

Classificação etária: livre

10 - ‘Luca’

O filme conta a história de Luca, um monstro marinho tímido, porém curioso e entusiasta de novas descobertas. Ao conhecer Alberto, ele resolve explorar o mundo desconhecido da superfície. Contudo, toda a diversão é ameaçada por um segredo: ninguém do vilarejo pode descobrir que eles se transformam em monstros quando entram em contato com a água. A partir dessa metáfora, “Luca” trata de temas importantes para a infância como a autonomia dos pequenos e a empatia para aceitar as diferenças.

Diretores: Enrico Casarosa e Andrea Warren

Onde assistir: Disney Plus

Classificação etária: livre

Fonte:  Netflix, Disney Plus, Amazon Prime Video, GloboPlay

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.