(ANS – Mornese) – A data de 5 de agosto representa uma data de graça e um evento de forte comunhão para todas as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) do mundo, em particular, este ano. Isso porque no dia 5 de agosto de 1872 – exatamente 150 anos  amanhã, - em Mornese, Piemonte, um grupo de 11 jovens, lideradas por Maria Domingas Mazzarello, pronunciou seu "sim" diante de Dom Bosco para dar vida a uma congregação religiosa que se inspiraria no exemplo de Maria Auxiliadora e se dedicasse à educação e à evangelização dos jovens, especialmente os provenientes de famílias pobres.

O nome daquele novo Instituto é, hoje, símbolo de uma identidade: Filhas de Maria Auxiliadora, monumento vivo de gratidão a Nossa Senhora de Dom Bosco.

“Por um dom do Espirito Santo e com a intervenção direta de Maria, São João Bosco fundou o nosso Instituto como resposta de salvação às profundas aspirações das jovens. Transmitiu-lhe um patrimônio espiritual inspirado na caridade de Cristo Bom Pastor e imprimiu-lhe um forte impulso missionário”, afirmam as Constituições das Filhas de Maria Auxiliadora (nº 1).

Após ​​150 anos, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora celebra uma longa e riquíssima história de amor e atenção aos jovens. As comemorações organizadas nos últimos três anos enfrentaram o difícil contexto da pandemia de Covid-19, mas isso tudo constituiu um momento ainda mais oportuno para relembrar a história do Instituto e pesquisar, nas próprias origens e no próprio carisma, inspiração para enfrentar os desafios do presente.

A Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Chiara Cazzuola afirma: "Nesta situação que ainda surpreende e persiste, somos chamadas a aceitar os desafios do mundo contemporâneo para projetar o futuro com audácia e, neste contexto, para viver o 150º aniversário como uma oportunidade de renovação e relançamento vocacional e missionário".

Da pequena aldeia de Mornese ao mundo inteiro, em seus primeiros 150 anos de vida, o Instituto FMA levou a paixão educativa de Dom Bosco e Madre Mazzarello aos quatro cantos do mundo e é hoje uma das maiores congregações religiosas femininas de a Igreja.

Amanhã, celebrarão o 150º aniversário 11.225 FMA professas e 310 noviças, presentes em 97 países dos cinco continentes e organizadas em 69 Inspetorias e 5 Visitadorias. Elas animam a sua missão através de 122 centros de promoção da mulher, 274 obras sociais (para migrantes, refugiados e minorias étnicas), 440 internatos e albergues, 475 centros de formação técnica e profissional, 142 obras sociais para crianças e jovens em dificuldade, 2.793 oratórios e centros juvenis e 3.175 escolas de várias ordens e graus.

Para cada uma destas comunidades ou centros das FMA vale o lema escolhido para o 150º aniversário: “Maria caminha nesta casa”.

Fonte: ANS

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.