Na tarde desta quinta-feira (27), presencialmente na nova sala de reuniões do escritório central da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), aconteceu a 28ª Assembleia Geral Ordinário da Conferência Inte­rinspetorial dos Salesianos do Brasil (CISBRASIL).

O evento acontece anualmente, nos meses de abril e novembro, sob aspecto carismático, congregacional e jurídico, com o objetivo de estudar, discernir e definir as principais atividades de interesse comum a todas as seis Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) no Brasil: Inspetoria São Domingos Sávio, Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga, Inspetoria Santo Afonso de Ligório, Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, Inspetoria São João Bosco e Inspetoria São Pio X.

A reunião conta com a presença do Presidente da Congregação e Conselheiro Regional para a América Cone-Sul, Pe. Hector Gabriel Romero; do Presidente da CISBRASIL e Inspetor da Inspetoria Santo Afonso de Ligório, Pe. Ricardo Carlos e do Diretor Executivo da Rede Salesiana Brasil (RSB), Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti. Também participam dessa Assembleia os encarregados de atividades estratégicas dos Salesianos de Dom Bosco no Brasil: Pe. Herison Leandro da Silva Cavalcanti, Coordenador Nacional dos Párocos, responsável pelas cerca de 70 paróquias salesianas espalhadas pelo país; Pe. José Ricardo Mole, Coordenador Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana para os SDB e atual Vice Inspetor da Inspetoria São João Bosco; e Pe. Paulo Manoel Porfilo, Coordenador Nacional de Formação.

A primeira Assembleia da CISBRASIL deste ano busca aprovar o exercício administrativo a partir da prestação de contas ano de 2022 e dar a aprovação definitiva do orçamento da Conferência para 2023. Esse trabalho é feito com o parecer técnico do Conselho Fiscal e com a assessoria da Coordenadora Executiva da Rede Salesiana Brasil, Maria Dantas. Participa também efetivamente dessa reunião a advogada representante do escritório da RSB e Assessora Jurídica para a CISBRASIL, Dra. Vanessa Martins.

Entre os principais assuntos abordados, destaca-se o investimento feito em relação as publicações Salesianas. “Nós conversamos e até fizemos um resgate histórico da publicação das Memorias Bibliográficas de São João Bosco, que começou ali em 2017/2018, e estamos já com o décimo segundo volume impresso e entregue. Um dos projetos e analises é exatamente que, para 2023, ainda serão editados e publicados os volumes 13, 14 e 15”, comenta Pe. Pessinatti. “Conversamos também sobre o trabalho em rede feito junto com as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), que chamamos de Rede Salesiana Brasil, e que tem como grande objetivo articular nas várias áreas - Escolas, Ação Social, Comunicação e Pastoral Juvenil principalmente, os trabalhos em comum que fazemos nós Salesianos de Dom Bosco e as Filhas de Maria Auxiliadora”, completa o Diretor Executivo da RSB.

Durante a reunião também foi analisado o Encontro Nacional da RSB que vai acontecer ainda este ano em Aparecida (SP), bem como o Encontro Nacional dos Diretores Salesianos, que reunirá cerca de 100 Diretores também em Aparecida (SP), no final de agosto, para uma semana de estudo sobre o papel do Diretor Salesiano. O evento contará com a assessoria do Salesiano Missionários italiano que colaborou na confecção do Manual do Diretor, Pe. Sílvio Roggia.

A 28ª Assembleia Geral Ordinário da CISBRASIL foi para os Salesianos de Dom Bosco um momento de partilha dos projetos comuns às Inspetorias, bem como um momento de animação e avaliação do que já está sendo encaminhado através do trabalho em Rede.

Fonte: RSB

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.