A participação ativa nos Conselhos de Direitos e nos Fóruns voltados à infância e adolescência é fundamental para o fortalecimento da democracia, da participação social e da construção de políticas públicas eficazes.

Os Conselhos de Direitos (como o Conselho Municipal ou Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA/CEDECA) são espaços deliberativos e paritários, onde governo e sociedade civil compartilham a responsabilidade de formular, acompanhar e fiscalizar políticas públicas voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Participar desses conselhos é atuar diretamente na defesa desses direitos, contribuindo para a implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Já os Fóruns, como o Fórum Nacional ou os Fóruns Estaduais e Regionais dos Direitos da Criança e do Adolescente, são espaços amplos de articulação, mobilização e debate. Eles reúnem representantes da sociedade civil, movimentos sociais, entidades, pesquisadores e profissionais da rede de proteção com o objetivo de promover o diálogo, o controle social e o engajamento coletivo na luta pela efetivação de direitos.

Participar desses espaços:

  • Fortalece a voz da sociedade civil na construção de políticas públicas;
  • Garante a transparência e o controle social das ações do Estado;
  • Promove a articulação entre diferentes atores da rede de proteção;
  • Amplia a incidência política em temas prioritários para a infância e adolescência;
  • Gera conhecimento coletivo e potencializa as ações das instituições e dos territórios.

A atuação nesses espaços não é apenas um direito, mas também um compromisso ético com a transformação social e a promoção da cidadania plena de crianças e adolescentes.

A presença da instituição nesse espaço reafirma nosso compromisso com a promoção e a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas e do trabalho em rede.

Estivemos presentes no Encontro Estadual de Goiás do Projeto “Democracia, Direitos: Crianças e Adolescentes”, realizado em Goiânia/GO, no dia 13 de junho, das 8h às 17h, em uma entidade formadora da Aprendizagem Socioprofissional, com a presença dos Aprendizes, Educadoras e da Assistente Social.

O evento proporcionou um dia inteiro de trocas, debates e construção coletiva em defesa dos direitos da infância e da adolescência. Voltado especialmente para representantes da sociedade civil, de organizações, conselhos, entidades e profissionais da rede de proteção, o encontro foi um espaço potente de diálogo, aprendizado e fortalecimento das políticas públicas voltadas à garantia de direitos.

A participação da nossa instituição nesse importante momento reforça nosso envolvimento ativo na articulação e mobilização em prol da infância e adolescência, contribuindo para uma atuação mais integrada, propositiva e comprometida com a transformação social.

Seja uma empresa parceira do Programa de aprendizagem Salesianos - CESAM

Os Cesams ofertam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para adolescentes e jovens, desenvolvendo ações de apoio sócio-familiar, orientação, acompanhamento e inclusão no mercado de trabalho. Ofertam, também, o programa de aprendizagem social, de acordo com Lei do Aprendiz 10.097/2000. As ações são planejadas e executadas para garantir aos adolescentes e jovens o acesso ao trabalho com dignidade com total respeito à legislação brasileira.

Conheça as unidades do CESAM

Minas Gerais

CESAM Minas Gerais

Espírito Santo

CESAM Vitória

Distrito Federal

CESAM Brasília

Goiás

CESAM Goiânia

Esse artigo foi elaborado pela Rosana Cristina Santana Santos.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.