Maria chama os homens de volta à perspectiva de Deus, a olhar para o alto, a não se deixar dominar pelas urgências ilusórias da vida que nos esvaziam de significado e nos distanciam da abertura ao Mistério. O seu caminho como Mulher de fé termina na glória. N’Ela, assunta na plenitude do seu ser, manifesta-se a plena realização da criatura renovada pela graça; bem-aventurada porque acreditou de verdade e porque recebeu na totalidade da sua pessoa a redenção prometida e realizada por Cristo para todos os homens.

Comentário do Reitor Mor

A verdadeira devoção a Maria consiste em fazer as nossas ações com Maria, em Maria e por Maria. Não se trata simplesmente de um ato isolado de devoção, mas do compromisso cotidiano de vivermos disponíveis a Maria e confiarmos a Ela o nosso caminho para chegara Jesus. Assim como em Caná, onde Maria mediou junto a Jesus para obter o bom vinho, também somos convidados a passar através d’Ela para chegar a nosso Senhor.“ Com Maria” significa tomar Maria como modelo para nossas ações, consultando-a antes de agirmos e permitindo que Ela plasme as nossas intenções de acordo com a vontade de Jesus. Dom Bosco recomendava que os jovens rezassem três Ave-Marias todos os dias, pedindo a Maria que os guiasse na salvação da própria alma.

“Em Maria” implica em nos recolhermos interiormente como Maria, mantendo a Palavra de Deus em nosso coração e fazendo passar a nossa oração através d’Ela, tabernáculo vivo que trazia em si o Senhor Jesus. Assim, a nossa oração torna-se mais autêntica e eficaz. Por fim, “por Maria” significa renunciar ao nosso amor próprio a fim de dar glória a Deus e honrá-Lo. Maria nos ensina que isso é possível e que podemos viver para Jesus seguindo o seu exemplo de humildade e dedicação. Se nós também, como o apóstolo João, a levarmos para casa, aprenderemos a viver com Ela e a trabalhar por Ela, que nos dirá como viver para Jesus, como rezar ao Pai, como servir os irmãos. Que essas reflexões nos ajudem a viver uma devoção mais autêntica e profunda a Maria, mãe e modelo de todo cristão.

Entrega a Maria

Virgem Maria, tabernáculo vivo, que em teu seio acolheste o Verbo, ensina-nos a acolher e guardar a Palavra em nosso coração e a colocá-la em prática.
Mulher verdadeira, modelo de vida para quem crê, concede-nos o dom do sorriso para cada gesto de amor que conseguirmos realizar, de modo a contagiar quem vive na tristeza interior e na angústia da solidão existencial. Livra-nos da indiferença diante dos sofrimentos da humanidade, das falsas seguranças, das comodidades que adormecem a alma. Fazer com que, olhando para ti, aprendamos a nos descentralizar, a sair de nós mesmos, para ir ao encontro dos irmãos mais necessitados, especialmente dos jovens. Amém.

Três vezes: Pai Nosso… Ave Maria… Glória… para a Sagrada Eucaristia, cada vez seguida pela oração: “Bendito e louvado seja a cada momento o Santíssimo e Divino Sacramento”.

Três vezes: Salve a Rainha Santa ... seguidas pela oração: “Maria Auxiliadora, rogai por nós”. Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenha recorrido à Vossa proteção, implorado a Vossa assistência e reclamado o Vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho,e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai- Vos de as ouvir propícia e de me alcançar oque Vos rogo. Amém

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.