Entre os dias 24 e 27 de novembro, o Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia realizou sua 7ª Mostra de Cinema, como parte das as atividades do Mês da Consciência Negra na instituição. Integrada à Formação Permanente de Aprendizes, a iniciativa buscou reforçar a igualdade étnico-racial e a promoção dos direitos humanos, além de estimular o olhar crítico por meio da linguagem cinematográfica.
A programação contou com mais de 1000 participantes e evidenciou produções que apresentam histórias e vivências do povo negro sob diferentes perspectivas. Os filmes exibidos na mostra foram:
- Mussum, O Filmis
- A que horas ela volta?
- Besouro
- Era uma vez
- Medida Provisória
- Doutor Gama
- Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil
- AmarElo – É Tudo Pra Ontem
- Branco Sai, Preto Fica
Segundo a supervisora de aprendizagem do CESAM Goiânia, Vanessa Rodrigues, o uso do cinema tem um papel especial na formação dos aprendizes, porque amplia o olhar dos jovens, provoca reflexão e fortalece valores sociais importantes. “Além disso, a Mostra de Cinema dialoga com temas próximos da realidade deles, o que favorece a participação e o diálogo, tornando a aprendizagem mais significativa.”
Para a aprendiz Gabriela Assis, a semana foi bastante inspiradora e trouxe aprendizados profundos. Ao comentar a obra que assistiu, a jovem destaca: “O filme retrata a luta e resistência na época da escravidão. Besouro enfrenta tudo utilizando a capoeira e a fé nos orixás. Para mim, ele é extremamente importante para mostrar a resistência do povo que era inferiorizado e também para valorizar as raízes negras como cultura essencial do Brasil.”
Já o aprendiz Eduardo Fernandes reforça a importância do documentário AmarElo – É Tudo Pra Ontem dentro da mostra, afirmando que a obra ampliou sua visão sobre cultura, história e representatividade negra. “O documentário aborda pessoas muito importantes da cultura negra. Acredito que isso é essencial para nossa formação, porque aprendemos mais sobre essa cultura a cultura afro-brasileira e entendemos a importância da igualdade étnico-racial na sociedade.”
A Mostra de Cinema reforça o compromisso do CESAM Goiânia com a formação de bons cristãos e honestos cidadãos, promovendo empatia, solidariedade e senso de justiça. Ao estimular o diálogo, incentivar o respeito às diferenças e despertar nos jovens uma consciência crítica, a ação fortalece valores essenciais para a formação integral de cada aprendiz.


