Uma das principais atividades da Rede Salesiana Brasil de Ação Social é o trabalho em prol da proteção e defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social no país. Além de atuar em projetos sociais e educacionais, também busca manter representações em diversos órgãos públicos e conselhos nacionais, contribuindo para a formulação de políticas públicas voltadas para essa população.

Dentre os vários representantes salesianos espalhados pelo Brasil que atuam nesta frente, a gerente Socioeducativo e Pastoral do Centro Salesiano do Jovem Aprendiz do Distrito Federal (CESAM-DF), Tatiana Augusto Furtado Gomes, é um exemplo de como esta representação é importante.



Atualmente, Tatiana atua no Conselho Nacional do Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), fazendo parte ainda da Coordenação Colegiada do Fórum Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI Nacional), além de coordenar o Fórum Salesiano de Aprendizagem Profissional, fazendo representações junto ao Congresso Nacional nas pautas ligadas às crianças, aos adolescentes e à aprendizagem. “Atuo diretamente no controle social e na construção das políticas voltadas para a garantia e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, com propostas de construção de políticas públicas, zelando pela garantia e promoção dos direitos”, diz Tatiana.


“Temos um papel fundamental na construção de leis e normativas referentes aos direitos de crianças e adolescentes. Contribuímos, através do nosso carisma, para uma sociedade mais justa e fraterna, não temos outros interesses a não ser garantir que o público assistido em nossas obras sociais não seja esquecido e tenham políticas que possam garantir acesso aos mecanismos públicos de educação, saúde, assistência social, políticas de trabalho e emprego”, completa Tatiana.

Especificamente sobre a sua atuação, Tatiana comenta que, dentro do CONANDA, atua na Comissão de Formação e Mobilização, acompanhando o grupo de adolescentes que faz a representação de seus estados no Conselho. “A atuação está voltada para o desenvolvimento do protagonismo juvenil. Participando da frente parlamentar em defesa da aprendizagem profissional com a construção do Estatuto do Aprendiz, é possível contribuir para que este direito seja ampliado e garantido”.

Em sua jornada, Tatiana já consegue apontar alguns reflexos positivos da sua representação na defesa dos direitos da criança e do adolescente: “Já tive a bela oportunidade de encontrar com ex-aprendizes aqui do CESAM-DF, desta vez como colegas de trabalho, também autuando na defesa, promoção e garantia de direitos, relatando que tiveram como inspiração a vivência dentro da obra, o que os mobilizou a também estar nos espaços de controle social”.


Você também pode fazer a diferença na vida de crianças, adolescentes e jovens de todo o Brasil sem sair de casa. Acesse upv.org.br e torne-se um doador.

Fonte: Boletim Salesiano

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.