(ANS – Roma) – Falta exatamente um mês para a data da canonização da Ir. Maria Troncatti, do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), missionária, que no dia 19 de outubro, domingo, será proclamada Santa pelo Papa Leão XIV, tornando-se assim a primeira FMA santa depois da Madre Maria Domingas Mazzarello. Em vista desse evento de grande alegria para toda a Família Salesiana (FS), redescubramos juntos a história, os traços característicos, a fecundidade apostólica e as obras missionárias dessa autêntica discípula de Cristo Jesus e porta-bandeira do carisma de Dom Bosco e da Madre Mazzarello.

Começamos hoje com o logotipo oficial da canonização disponibilizado pelo Instituto das FMA, com a imagem da Beata, acompanhada do slogan: “Mãe, Missionária, Artífice de Paz e Reconciliação”.

A criação do Logotipo seguiu um processo dentro do Conselho Geral, que desta maneira motiva as escolhas:

A Canonização será a ocasião para apresentar a Irmã Maria a quem não a conhece e não conhece a vida consagrada. Como toda Santa, ou Santo, também a figura da Irmã Maria Troncatti possui mui variadas facetas, sendo impossível destacar todas. Focamos apenas algumas, para propô-las ao contexto atual e à Igreja. Será importante levar a colher em seu exemplo um modelo de Vida Consagrada que se encarne na realidade, centrada no Coração de Jesus, capaz de ser mulher de reconciliação e paz, de defender os direitos humanos, de valorizar o humano e, no humano, o divino.

Há que ressaltar, pois, não só a forte dimensão social, eclesial e salesiana da missão da Ir. Maria mas também a dimensão mística e contemplativa encarnada no hoje. A Ir. Maria é exemplo de como é possível equilibrar trabalho e oração. Como boa samaritana, soube cuidar da pessoa toda. Mas no centro de sua vida, está a Presença Eucarística, que lhe deu forças para superar as fragilidades e limites próprios da humanidade. Temores, também ela os teve; mas a obediência a ajudou a superar as muitas dificuldades. Soube doar vida de diversas formas. Foi “um coração a carregar corações”.

No contexto técnico atual, a Ir. Maria é um estímulo ao cuidado e defesa da vida desde o nascimento; a privilegiar a dimensão humana da existência; a amar, como e com a força que vem do Coração de Jesus, especialmente a humanidade ferida. Através de sua missão como enfermeira, foi exemplo de cuidado, humanidade, mulher de paz e de reconciliação. Com dinamismo e paciência, favoreceu relações serenas entre os chuares e os colonos, em forte conflito entre si.

A Ir. Maria é uma mulher unificada no amor de Deus: caridade empreendedora e inteligente, amor heroico no quotidiano, e incansável no dom e no cuidado. Artesã de reconciliação e paz. Intrépida missionária em toda sua vida. A sua foi uma vida centrada em Deus, a emanar o perfume da Sua bondade.

Viveu uma espiritualidade simples, discreta, mas profunda: vivida com desenvolto heroísmo na concretude do cotidiano. Deu Jesus. Não colocava segurança em si mesma e nas suas competências. Na simplicidade e humildade de nossas origens, também emerge a Ir. Maria Troncatti num como modelo a que olhar, em consonância com a exortação do Papa Francisco, no final do Capítulo Geral XXIV: “Não vos esqueçais da pequenez das origens”. É Deus que emerge na vida de Madre Mazzarello e da Ir. Troncatti.

Essas reflexões se concretizaram na escolha dos símbolos que sintetizam a unificação interior de Irmã Maria: a maleta de enfermeira unida ao Terço, expressão do que frequentemente dizia: “Dou-vos os remédios, mas quem vos cura é Maria Auxiliadora”.

O rosto da Irmã Maria, sorridente e acolhedor – retirado de uma reprodução feita pelo Eng. Carlos D. P. Regalado, para a Inspetoria Sagrado Coração, do Equador – está inserido em forma circular dourada que contém seu nome, interrompida pelo slogan e pelos dois símbolos - a maleta e o terço - , expressão do seu programa de vida e santidade.

O Logotipo também está disponível numa variante gráfica monocromática, em azul.

Disponível em diversos formatos e em diversas línguas, pode ser usado para eventos relacionados à Canonização e para divulgação – panfletos, cartazes, cadernos, livretos, imagens, orações, impressão em camisetas, bolsas e outros itens de mercadoria… – com o cuidado de não alterar forma, cores e desenho.

Para eventuais modificações, solicita-se que se entre em contato com o Âmbito de Comunicação do Instituto FMA, enviando um e-mail ao endereço amministratoreweb@cgfma.org.

Logotipo officiel

Para mais informações, visite o site criado especialmente para a canonização da Ir. Maria Troncatti: https://mariatroncatti.org/

Fonte: CGFMA.net.org

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.