A formação para a vida religiosa dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) é uma atitude fundamental que dura toda a vida daquele que sente o chamado divino para a consagração religiosa como SDB. No entanto, para uma organização prática, a formação é dividida em inicial e permanente. A formação inicial é um tempo longo e precioso. Essa fase é marcada por etapas que pretendem oferecer ao candidato os recursos e experiências fundamentais para o seu discernimento e para que possa assumir a vocação salesiana com verdade e convicção. A formação inicial é concluída com o tempo do tirocínio.

A etapa formativa do pós-tirocínio é chamada de formação específica, porque é a fase na qual os estudos específicos de cada vocação salesiana (SDB presbítero ou SDB irmão) são realizados. Os salesianos que desejam ser presbíteros fazem o curso de Teologia e os salesianos irmãos percorrem uma formação personalizada, conforme aptidões pessoais e necessidades da Inspetoria e da Congregação. Durante essa etapa, é realizada a Profissão Perpétua, momento forte de confirmação do desejo do SDB em dedicar a vida inteira a Deus, no serviço aos jovens, segundo o carisma de Dom Bosco.

O mais importante durante a fase do pós-tirocínio é essa confirmação da própria vocação salesiana. Porque, pouco a pouco, o religioso SDB começa a fazer a experiência da maturidade da fé e do chamado divino e vai, assim, respondendo com mais liberdade e vontade, acolhendo os apelos de Deus e se entregando ao serviço dos irmãos e irmãs. Portanto, é uma fase muito rica de intimidade com Deus e de formação do próprio coração e mente para ser “sinal e portador do amor de Deus aos jovens” na missão salesiana que lhe for confiada.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.