Maio é o mês mais singelo do ano, porque, além de homenagear nossas mães, dedicamos também os seus trinta e um dias àquela que é a Mãe de todas as mães, Nossa Senhora. De todos os lábios, desde o mais infantil até o mais experiente ouvimos louvores, vivas e súplicas à Mãe de Deus, coroada no céu como Rainha porque soube ser serva humilde. E, em particular para nós Salesianos, o dia 24 de maio, é dedicado todo à Maria e celebramos as maravilhas que Deus realizou na sua vida, invocando-a com o título de Auxiliadora dos Cristãos.

Na obra salesiana de Dom Bosco, não podia mesmo ser de outro jeito. O amor que ele devotou à Virgem Maria no seu projeto em favor dos jovens pobres foi tão grande que a presença da Virgem Maria foi sempre viva e favorável.

Desde pequeno foi consagrado à Virgem, como um dia lhe disse sua mamãe Margarida. Dela, aprendeu, desde pequeno, a amar a Maria e a elevar preces e súplicas em diferentes horas do dia. Foi num sonho, conhecido para nós como vocacional, que Maria estava ali do lado de Joãozinho Bosco, garantindo o seu auxílio na desafiante missão que estava reservada para aquele menino de apenas nove anos de idade. Entendeu que, a partir dali, deveria confiar todo o seu trabalho à Virgem Maria.

Já sacerdote, quando iniciou a obra do Oratório, recomendava aos seus meninos o amor à Virgem Maria.  Ao fundar a Sociedade Salesiana, Dom Bosco colocou os seus salesianos sob a proteção da Virgem Auxiliadora dos Cristãos. Nas Constituições Salesianas, a nossa regra de vida, ele deixa para nós a seguinte recomendação:

“Cremos que Maria está presente entre nós e continua a sua missão de Mãe da Igreja e Auxiliadora dos Cristãos. Confiamo-nos a Ela, a humilde serva na qual o Senhor operou coisas grandiosas, para nos tornarmos, entre os jovens, testemunhas do amor inexaurível do seu Filho” (C. 8)  

Certa vez, Dom Bosco confidenciava a um de seus salesianos que a Virgem quer que lhe seja construída em sua honra uma Basílica. No dia 9 de junho de 1868, foi consagrada a Igreja localizada em Turim, que hoje conhecemos como Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora.  E, ao ver tudo o que tinha realizado, não sem sofrimentos, a favor dos jovens mais pobres, Dom Bosco resume toda o celestial auxílio da Virgem Maria, num só pensamento: “Foi Ela quem tudo fez”.

Alguns anos depois, em agosto de 1872, Dom Bosco, entendendo a necessidade de expandir a sua missão entre as meninas pobres, dá início, junto com Madre Mazzarello, ao Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, as Salesianas, que ele chama de monumento vivo dedicado à Virgem Santíssima.

Podemos perceber nessas breves palavras, caro leitor, o carinho e a devoção de Dom Bosco para a Mãe de Deus e o motivo pelo qual a nossa Obra Salesiana nunca será desamparada porque temos a presença da Virgem Maria como o mais belo presente que o Fundador pôde nos dar. Por este motivo, nos unimos aos louvores que são elevados à Virgem Maria, neste seu mais belo mês, e agradecermos a Deus, porque do céu, Maria não nos abandona, mas continua nos assistindo com o seu auxílio materno

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.