A especificidade do salesiano leigo consagrado, leva a transcendência, a revelação do sagrado para a juventude, no caminho de amor e fraternidade. O salesiano irmão é convidado a dar respostas com seu próprio estilo de vida, respondendo as novas necessidades do mundo, com sua laicidade, o salesiano coadjutor é atuante, perseverante e perspicaz na ação evangelizadora.

Desta forma, transporta-se para a realidade juvenil, correspondendo da forma mais simples e atingível as várias realidades, onde adentra o espaço habitado pelos jovens, se colocando a caminho da construção daquilo que é comum, e responde com veracidade as motivações vocacionais, sociais do contexto presente.

O Irmão Jean Paul Muller, SDB, nos apresenta uma belíssima reflexão acerca da metáfora da água, onde o "Salesiano Irmão é como a água, que tem a capacidade de expandir-se, reduzir-se, infiltrar-se em todas as estruturas e lugares”. Esta característica, leva o salesiano coadjutor a se conectar com a realidade juvenil, que, através, desta fluidez da água, ele se adapta aos espaços, portanto, em ter a clareza e enxergar a vocação como Dom de Deus, onde faz jorrar a espiritualidade a todos os grupos carismáticos.

Neste sentido, o relacionamento com Deus e com os irmãos e na pastoral, traz a reflexão de um relacionamento mútuo, bidimensional entre o Salesiano Leigo e os colaboradores com a missão salesiana.

Deste modo, a felicidade por ser Salesiano Irmão Consagrado a Deus, mostra que no amor ao Evangelho e a Liturgia da Vida, é convidado a dar respostas direta aos novos tempos e contribuição da sua laicidade a construir uma fraternidade concreta, sendo “Sinal e Portador do Amor de Deus” cooperando na vivência do trabalho cotidiano.

Escrito por: Ir. Filipe Antônio Lopes, SDB

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.