No dia 07 de novembro, o Colégio Salesiano Região Oceânica-Piratininga recebeu a psicóloga clínica, Nívia Vivas, para abordar um tema muito relevante na sociedade contemporânea: a “influência das mídias na formação dos filhos”, com os pais, responsáveis e educadores, que atuam diretamente na educação e no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Com as redes sociais e outros artifícios midiáticos cada vez mais presentes nas vidas desse público, é extremamente importante compreender em como essa exposição direta e indireta na internet pode afetá-los em seu desenvolvimento enquanto seres humanos e, especialmente, em como os pais – na figura do cuidador – devem se instruir sobre a educação digital.  

São os adultos, assumindo a posição de adultos, que cuidam e zelam pelo bem-estar de uma criança ou um adolescente. Nesse sentido, têm o dever de supervisionar e impor limites sobre quais tipos de conteúdo os filhos podem ou não consumir na internet. Além disso, outro fator superimportante nesse processo, é saber gerir o tempo de tela na rotina e na realidade de cada família. O ser humano, ainda na infância e adolescência, precisa aprender a lidar com a frustação, para que, gradualmente, se prepare para a vida adulta e possa lidar com eventuais dilemas e desafios.

Os pais devem construir junto com os filhos a percepção deles em relação à internet e aos conteúdos que eles consomem no universo digital. Nesse caso, os cuidadores e educadores precisam se inteirar e entender, verdadeiramente, os gostos dos filhos e os seus interesses. É a construção dessa relação encaminhará para a definição e a imposição de limites, evitando, assim o uso indevido da internet.  

O “abandono digital” é um tema muito recorrente e debatido na atualidade, porque as pessoas estão deixando de supervisionar o que as crianças e/ou adolescentes fazem nas redes sociais e nos aplicativos on-line. Permitir que esse menor de idade permaneça por muitas horas “surfando na web”, com os olhos fixos na tela e sem contato com o mundo exterior e, principalmente, sem a supervisão e a orientação de algum adulto, que não sabe com quem ou com o quê aquele indivíduo está interagindo.  

A Educação digital é necessária para todas as famílias na sociedade atual, em que as desde muito novas, as crianças têm contato com telas e, também, em como o uso excessivo de celular pelos adultos têm influência nos mais jovens, que ainda não têm a sua formação de caráter e percepção de valores bem definidas. O abandono digital é um diálogo para todos.

Da esquerda para a direita - Jane Monteiro (Supervisora Pedagógica), Adriana Seabra (Supervisora Pedagógica), Claudia Braz (Diretora Pedagógica), Nívia Vivas (Psicóloga convidada), Aline Mírian (Orientadora Educacional) e Ângela Dias (Orientadora Educacional)

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