Na noite da sexta-feira (07) aconteceu a abertura da 38ª Olimpíada Salesiana em Resende-Rj.

Em 2024, completam-se 200 anos do sonho de Dom Bosco. Sonho esse, conhecido por toda a família Salesiana como o Sonho dos 9 anos. Esse sonho “condicionou todo o modo de viver e pensar de Dom Bosco”. São João Bosco foi o fundador da Sociedade Salesiana. O trabalho de sua vida foi o bem-estar de meninos e meninas, ficando conhecido como padroeiro dos jovens e dos estudantes, o patrono da juventude. Por isso, o tema da olimpíada salesiana desse ano foi “O sonho que faz sonhar”.  Acreditando que os sonhos movem nossos passos e nossa vida na abertura todos os tipos de sonhos foram representados nas apresentações preparadas por nossos professores de Educação Física.

Sonhar é o combustível para a vida, é algo que nos move e nos inspira a melhorar e se desenvolver. As turmas do Infantil 2 e 3 anos representaram o Sonho involuntário. O Infantil 1 ano representaram o Sonho de construir família. O Infantil 4 e 5 anos e do Fundamental 1, primeiros anos representaram os Sonhos de criança. O Fundamental 2, sextos, sétimos e oitavos anos representaram o Sonho de ser atleta. Por fim, O Fundamental 1, segundos, terceiros, quartos e quintos anos representaram o simples Sonhar.

Homenagem

Os sonhos se transformam em metas e nos impulsionam a alcançar objetivos. O sonho de ser atleta exige muita dedicação, perseverança, empenho e renúncias.

O Salesiano tem o orgulho e a alegria de incentivar a prática esportiva e já tiveram alunos que alcançaram grandes feitos por meio esporte.

Nessa olimpíada foram feitas homenagens a três ex-alunos que conseguiram realizar o sonho de se tornar atleta.

Rafael Duizit Mentizigen ou apenas Rafinha, como era conhecido no colégio, hoje é atleta de futebol da equipe da Carolina do Norte nos Estados Unidos. Sempre se destacou pela velocidade e arremate ao gol. Estudou no colégio de 2000 a 2012. Rafinha enviou um vídeo que foi exibido para todos na abertura.

Maria Elisa Mendes Ticon Antonelli mais conhecida por todos como Zinha, estudou no colégio de 1991 a 2001, do infantil a terceira série do ensino médio, ex-atleta de vôlei de praia, e hoje comentarista esportiva. Foi atleta olímpica em Londres, campeã mundial em 2014 e rainha da praia.

Ela deixou um recado especial para todos os alunos do colégio que foi exibido no telão.

Daniel Xavier Mendes entrou no colégio em 2009 e se formou no terceiro ano em 2019. É paratleta de natação. Campeão mundial de revezamento - 2022, vice-campeão mundial de 50m livre – 2023, medalha de bronze no mundial de 2023 (100 m livre), vice-campeão mundial no revezamento 4x50m livre, recordista brasileiro e invicto nos 50m livre. Já conquistou mais de 100 medalhas em competições e mês passado conquistou o índice para nos representar na paraolimpíada de Paris.

Daniel esteve no palco e falou com todos os atletas sobre perseverança e a importância de se esforçar para realizar os seus sonhos.

O professor de Educação Física Ricardo Vilela entregou a Daniel uma bandeira do Brasil para levar para Paris e uma placa que resume todo o orgulho que o Salesiano tem desse grande nadador.

Pelotão da Bandeira

Mais um momento importante para os alunos do Ensino Médio que está se formando é o pelotão da bandeira.

Conduzindo a bandeira do Brasil o aluno FERNANDO KERMIZIDIS SILVA, aluno do Colégio Salesiano São José desde 2009. A Bandeira do Estado do Rio de Janeiro foi levada por FELIPE MACIEL GAVAZZI MOREIRA, aluno do Colégio Salesiano São José desde 2011. A Bandeira de Resende ficou com GIOVANA MOULIN FONTAINE, aluna do Colégio Salesiano São José desde 2011 e a Bandeira do Colégio Salesiano São José  ficou com a aluna LÍVIA LIMA DA COSTA – aluna do Colégio Salesiano São José desde 2011.

Condução da Tocha

Um dos momentos mais emocionantes e aguardados é a condução da tocha. Esse momento é realizado por alunos da 3ª série do Ensino Médio que são atletas.

1. A aluna, BRENDA ARIANE BENEDITO DA SILVA aluna desde 2018, atleta de handebol e vôlei.

2. O aluno RICARDO HENRIQUE DE SOUZA LIMA E SILVA, aluno desde 2011, atleta de futebol de campo e futsal, basquete.

3. A aluna MARIA FERNANDA MARINHO BARBOSA, aluna desde 2014, atleta de vôlei e basquete.

4. O aluno VINICIUS CARDOSO BARBOSA, aluno desde 2012, atleta de futsal, basquete e vôlei.

5. O aluno PEDRO AUGUSTO GARCIA DA COSTA, aluno desde 2010, atleta de basquete, futebol de campo e handebol.

Caminhando para o fim do evento as alunas LETÍCIA TEÓFILO PEDROSA DE ARAÚJO, aluna desde 2009 e GIOVANNA DRESSENDORFER SANTOS, aluna desde 2011, do Colégio São José Salesiano, fizeram o juramento junto aos atletas da 37ª Olimpíada Salesiana.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.