O dia 19 de junho de 2026 ficará marcado para sempre na história do Salesiano Resende. Dando início às comemorações dos 50 anos do colégio, foi realizada a abertura da 40ª Olimpíada Salesiana. Nesta edição, os jogos olímpicos da escola recebem o tema: "Rumo ao Ouro: 50 anos de sonhos e conquistas".
Com a temática voltada para a Copa do Mundo, o espetáculo envolveu todos os segmentos em apresentações marcantes. Os alunos do Infantil 2, 3 e 4 realizaram uma linda homenagem aos mascotes da Copa: Maple, Zayu e Clutch. Já as crianças do Infantil 5 e 1° ano celebraram a paixão pelo futebol, tão presente em nosso país. Do 2° ao 5° ano, os estudantes trouxeram uma coreografia emocionante honrando a bandeira nacional e, por fim, as turmas do 6° ano à 2ª série do Ensino Médio representaram o legado e a tradição do Brasil no futebol mundial.
Mas as homenagens não ficaram restritas aos esportes. Em um momento de profunda gratidão, as famílias que fazem parte dessa trajetória foram aplaudidas de pé pela comunidade.
Encerrando as apresentações e coroando a noite com o momento mais aguardado por todos, a 3ª série do Ensino Médio protagonizou a entrada das bandeiras, o juramento e o acendimento da pira olímpica. Essa cerimônia representa a realização de um sonho guardado desde a educação infantil, já que os alunos escolhidos são veteranos da nossa casa salesiana. Conheça os protagonistas:
Condução das Bandeiras:
- Bandeira do Brasil: conduzida por Helena Massini Pereira Leite, aluna desde 2012.
- Bandeira do Estado do Rio de Janeiro: conduzida por Lucas Ventura Jobim Matos, aluno desde 2015.
- Bandeira de Resende: conduzida por Alice Inácio Santos, aluna desde 2013.
- Bandeira do Colégio: conduzida por Lara Alves Costa, aluna desde 2013.
Condução da Tocha Olímpica:
- Maria Paula Oliveira Santos Ferreira (aluna desde 2012, atleta de handebol)
- Paulo Nogueira Vilela de Andrade Neto (aluno desde 2015, atleta de futebol e vôlei)
- Lucas Henrique Santos Justiniano de Oliveira (aluno desde 2013, atleta de basquete)
- Gabriel Fagundes Silva Fazolato (aluno desde 2020, atleta de futebol)
- João Vitor Sá de Lima (aluno desde 2017, atleta de futsal, handebol e basquete)
- Ingrid Belfort Cabreira (aluna desde 2011, atleta de handebol)
Para encerrar o rito, a atleta Ingrid Belfort acendeu a pira olímpica, enquanto as alunas Ana Clara Zikan de Albuquerque (desde 2013) e Lívia Bonfim Naves (desde 2015) realizaram o solene juramento olímpico.
Além do tradicional início dos jogos, a noite marcou a abertura oficial do ciclo jubilar de 50 anos do Colégio Salesiano Resende. Como bem destacou o Diretor de Pastoral, Padre/Salesiano Leonardo Tadeu:
"Celebrar o marco de nossa história — desde o estabelecimento da presença salesiana em 1976 e o avanço das obras do nosso colégio, até a abertura oficial de nossa casa em 1977 — é, acima de tudo, um motivo para agradecer a Deus."
Tornando o evento ainda mais prestigioso, a casa salesiana teve a honra de receber o secretário de esportes de Resende, Emerson Pacheco; o secretário de cultura, Professor Wilson; e o subsecretário de saúde de Itatiaia, Dr. Diogo Balieiro, que é um orgulhoso ex-aluno do colégio.
Assim, damos início a uma semana cheia de vida, de valorização do esporte e da continuidade do sonho de Dom Bosco.}


