No dia 10 de fevereiro, às 10h, foi realizada a solene abertura do ano de noviciado do Curatorium Sagrado Coração de Jesus, em Barbacena – MG.

A celebração eucarística foi presidida pelo reverendíssimo padre Natale Vitali Forti, inspetor da Inspetoria São João Bosco, com sede em Belo Horizonte – MG. A turma é composta por 9 noviços, sendo:

- 2 da Inspetoria local (BBH): Fabrício Gomes Santos e Marcos Vinícius;

- 5 da Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório (BCG): Bruno dos Santos Assunção, João Diego Abhudza’é, Pedro Lucas Batista Nunes da Silva, Ricardo Aparecido Inácio da Silva e Valério Roberto Gomes;

- 2 da Inspetoria São Domingos Sávio (BMA): Gilnicson Rezende Machado e Vanderson Sampaio Paz.

Na homilia, padre Natale partilhou a sua experiência de entrada no noviciado. Contou que seu mestre de noviços, na primeira conferência, questionou-os acerca do que os motivava a ser salesianos. As respostas variaram pouco, versando sempre na mesma temática: “trabalhar com os meninos pobres”. E a cada resposta, seu mestre respondia um fatídico “Não!”. Ninguém acertou e só no dia seguinte o mestre revelou o porquê: segundo ele, a essência de ser salesiano não é servir aos jovens, mas sim conhecer, amar e seguir Jesus Cristo, com a mente, o coração e os braços de Dom Bosco. “Desejo que o noviciado de vocês dure até 5 minutos depois da morte de vocês”, concluiu o inspetor, utilizando a expressão dita por seu mestre de noviciado, a fim de mostrar a importância de estar num constante processo de busca do Senhor.

Ao término da reflexão, procedeu-se o rito de abertura propriamente dito, no qual, por meio de um gesto simbólico, os noviços foram confiados aos cuidados do mestre de noviços, P. Sedney Manja (BBH), primeiro responsável por sua formação e acompanhamento. Cada noviço, ao ser chamado pelo inspetor ou representante de sua inspetoria, respondeu “Aqui estou!” e se colocou com as mãos postas diante do mestre, que as envolveu com suas próprias mãos, sinal este que representa a abertura de coração de cada noviço para ser conduzido pelo mestre de noviços e a responsabilidade deste em guiá-los nos caminhos do Mestre por excelência, Jesus Cristo.

Além do diretor e mestre, a comunidade formadora do noviciado é composta por outros 5 salesianos: P. Luís Antônio Pinheiro Ferreira (BMA), P. Antônio Martins Pinheiro (BBH), P. Ilário Zandonade (BBH), Ir. Luiz Alves de Carvalho (BBH) e o assistente Rafael Alexandre de Souza (BCG). Nesta acolhida, foram entregues a cada um dos noviços uma bíblia e um exemplar do livro Imitação de Cristo. Após a santa missa, foi tirada a fotografia oficial, seguida de um almoço festivo.

Essa notícia foi elaborada pelo  Rafael Alexandre de Souza, SDB.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.