Conheça as nossas unidades e projetos sociais 

A Inspetoria São João Bosco (Salesianos), tem sede em Belo Horizonte /MG e completará em 2022, 75 anos de atuação na promoção de jovens em situação de vulnerabilidade social.  Em sintonia com o seu fundador, Dom Bosco, dedica-se à educação e evangelização das juventudes por meio de ações e projetos sinérgicos de Escolas, Universidades, Obras Sociais e Paróquias, nos estados de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, do Espírito Santo, de Goiás, do Tocantins e no Distrito Federal. 

Atualmente, a ISJB possui mais de 10 obras e projetos sociais que atendem mensalmente aproximadamente 4.310 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Nas escolas salesianas e no Centro Universitário (UniSales) são disponibilizadas mais de 1.900 bolsas de estudos parciais, integrais e PROUNI para os alunos de baixa renda. Também ofertamos um programa pré-universitário para acesso de jovens ao ensino superior, atendendo 110 estudantes, totalizando 6.210 atendimentos mensais realizados em nossas unidades sociais. Todo este trabalho é possível mediante parcerias públicas e privadas, doações e trabalho voluntário de pessoas de boa vontade que se identificam com o carisma salesiano.  

Centros Juvenis

Os Centros Juvenis ofertam os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes no contra turno escolar. As atividades realizadas focam o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, a formação humana, cidadã e o protagonismo juvenil. Promovem o acesso dos beneficiários aos direitos à educação, à alimentação, ao esporte, ao lazer e à cultura. 

 Estão localizados: 

Minas Gerais - Pará de Minas - Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio 

                     Belo Horizonte - Centro Juvenil Dom Bosco 

Rio de Janeiro - Campos dos Goytacazes - Centro Juvenil São Pedro 

                        Niterói - Centro Juvenil e Oratório Mamãe Margarida 

Tocantins - Palmas - Centro Juvenil Dom Bosco 

Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador

O Programa de Aprendizagem Salesiana é desenvolvido pelo CESAM - Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador - conforme as diretrizes da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) e da Lei da Aprendizagem 10.097/2000.  

Promove ações voltadas para as garantias dos direitos humanos dos adolescentes e dos jovens, como também a erradicação do trabalho infantil, diminuição do índice de evasão escolar, incentivo ao protagonismo juvenil e promoção de atividades de apoio e fortalecimento do vínculo familiar. 

Eles estão localizados nos estados de Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais e no Distrito Federal

Pré-Universitário

O Pré-Universitário Dandara visa promover o ingresso de adolescentes e jovens provenientes da Rede Pública de Ensino da região da Grande-Vitória, em situação de vulnerabilidade social, no ensino superior favorecendo a construção de novos projetos de vida. 

Esse projeto acontece há 20 anos e conta com a participação voluntária de professores e educadores sociais para a realização dos trabalhos.   

E atualmente o projeto atende em média 110 estudantes, na faixa etária entre 17 e 29 anos, durante a semana no período noturno no Centro Universitário UniSales.  

Atentos ao legado de São João Bosco continuamos empenhados para que “Todo ambiente salesiano seja para os jovens: casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha para a vida e pátio para se encontrarem como amigos e viverem com alegria”.


Mobilização Social em Rede

A Rede Salesiana Brasil, a partir do Movimento União Pela Vida (UPV), busca engajar suas presenças em todo o país para mobilização de doações apoiando nossas unidades sociais e envolvendo milhares de parceiros que têm auxiliado a Rede Salesiana Brasil de Ação Social a chegar até um incontável número de crianças, de adolescentes e de jovens para levar até eles cidadania e esperança. O ideal de Dom Bosco – pai e mestre da juventude e fundador da Ordem Salesiana - de formar “bons cristãos e cidadãos honestos” passa também através de todos os que, com sua contribuição, se engajam nessa luta em favor da VIDA.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.