Aconteceu durante o mês de novembro, no Centro Salesiano de Aprendizagem CESAM/GO, uma semana de reflexão sobre a valorização da cultura negra com os adolescentes, jovens e colaboradores da Presença Salesiana. 

A atividade intitulada “Semana Complementar” foi realizada de forma remota e propôs a partir do livro Almanaque Pedagógico afro-brasileiro uma roda de conversa sobre temas como: supremacia racial: processo de dominação de submissão/servidão em relação aos Europeus.

Os Aprendizes compartilham as experiências cotidianas e as suas percepções sobre o racismo, preconceito, educação e a realidade enfrentada pelos Afrodescendentes no Brasil e no mundo.  

Vale ressaltar que todo esse trabalho realizado, reforça as ações promovidas pelo Incuturarte – Projeto desenvolvido pelo CESAM/GO desde 2013, com a finalidade de formar nossos adolescentes e jovens no que tange à cultura afrodescendente através de diversas ações.

Para o Aprendiz Vinícius de Freitas Castro, "foi possível através deste Encontro aprender sobre a história em geral, sobre a cultura negra e conhecer muitas pessoas que lutaram pelos seus direitos. Devemos sempre lutar contra a intolerância, seja ela qual for, o respeito deve prevalecer independente de qualquer diferença”.

 Segundo a Analista Socioeducativa e Assistente Social Rosana Santos, “A Semana Complementar é de fundamental importância para o processo formativo dos aprendizes, sobretudo, quando no mês da Consciência Negra, traz como debate o Almanaque Afro-pedagógico com importantes reflexões sobre as Ações Afirmativas, Antirracismo, Ideologia do branqueamento, Etnocentrismo, Identidade Étnica e os Movimentos Sociais. Além de destacar a contribuição histórica e social que as personalidades negras tiveram, mas que foram inviabilizadas pelo processo escravocrata, e que contribuíram para efetivação dos direitos da população afro-brasileira nos tempos atuais”.

 Assim, o CESAM/GO segue na sua missão de incluir e tratar com equidade a todos, certos de que o preconceito gera a guerra, mas o respeito promove a paz. 

 


Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.