Recentemente, a aluna Ana Lívia, do 9º A - Anos Finais do Ensino Fundamental, do Colégio Salesiano Região Oceânica-Piratininga, foi premiada com a certificação de ouro, na Olimpíada de Medicina Vitalis 2022, organizada pelo Instituto Vertere.

Segundo o site oficial, a ideia de uma Olimpíada de Medicina surgiu pelo enorme fascínio que os jovens têm pelas carreiras médicas. E, que, por outro lado, o nível de conhecimento sobre os caminhos da formação e atuação nas áreas de saúde ainda são pouco exploradas da educação básica.

Além disso, a Vitalis tem como objetivos: despertar o interesse pelas Ciências Médicas, promover conhecimento sobre essas áreas, estimular o estudo de temas ligados à Medicina e áreas afins, estimular professores a criarem cursos extracurriculares nessas áreas e aproximar as famílias do ambiente de aprendizagem e da escola.

A aluna Salesiana, que sonha em ser médica, participou da Categoria Junior Regular, com duas fases totalmente on-line. Cada prova possui 30 questões objetivas. A plataforma da Vitalis disponibiliza material de apoio e referências bibliográficas em um aplicativo para celular, gratuito, compatível com sistemas Android e IOS.

“Minha mãe e eu estávamos pesquisando sobre Olimpíadas, e a gente achou a Vitalis. Eu fiz durante o período de pandemia a ‘Olimpíada do Futuro´, não a de Medicina. E daí, esse ano eu quis fazer a de Medicina”, afirma a estudante.

Segundo ela, as olimpíadas ofertadas pela escola a estimula a pesquisar outras olimpíadas e atividades extracurriculares.

“Eu já participei de algumas olimpíadas. Acho muito interessante, a escola já proporciona, mas, às vezes, é legal fazer por fora também”, conclui a jovem.

O Colégio Salesiano Região Oceânica-Piratininga, alinhado com uma proposta pedagógica e pastoral, acredita no Protagonismo Juvenil e, por isso, parabeniza à aluna e sua família pelo interesse na Educação e no seu Projeto de Vida.

Um legado de tradição

Os Educadores Salesianos têm investido na prática experimental como um fator diferencial. Aulas diversificadas, com a combinação equilibrada de conteúdos teóricos, debates sobre os temas abordados, e o principal: a vivência prática. Os estudantes têm contato direto com o objeto estudado, favorecendo o aprendizado para além da sala de aula.

Durante o todo o ano letivo, a escola promove Olimpíadas internas como a OLIASTRO (Olimpíada de Astronomia), a OLIBIO (Olimpíada Salesiana de Ciências e Biologia), a OLIFIS (Olimpíada de Física), a Olimpíada de Língua Portuguesa e de Ciências Humanas (Geografia e História), a Bosco Literário (Olimpíada de Produção Textual).

Por causa desse trabalho desenvolvido pela Equipe Pedagógica e demais Educadores, os alunos têm a segurança necessária e são incentivados a participarem de Olimpíadas externas como a OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas, a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), a Olimpíada Canguru de Matemática Brasil, a Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras (OIMSF) e a Olimpíada de Matemática do Estado do Rio de Janeiro (OMERJ).

Novo Ensino Médio Salesiano i9+

O Novo Ensino Médio foi planejado ao longo do ano de 2021, a partir de estudos feitos pelas Equipes Diretivas, Pedagógicas e de Educadores do Ensino Médio, dos Colégios Salesianos Santa Rosa e Região Oceânica-Piratininga. O foco principal foi atender as necessidades e as preferências dos alunos que ainda estavam no 9º ano dos Anos Finais do EF.

Após as pesquisas e muitos encontros, o Colégio Salesiano Região Oceânica-Piratininga desenvolveu com maestria seus Itinerários Formativos e disciplinas eletivas 2022, que foram apresentados aos alunos e responsáveis durante o “Fórum do Novo Ensino Médio”.

Um dos oito componentes eletivos ofertado pela escola é o curso de “Fundamentos da Medicina I e II”, voltado aos alunos que se identificam e planejam cursar uma graduação para, futuramente, se tornarem profissionais na área da saúde.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.