No ano passado, o aluno Guilherme Valianti, da 3ª série do Ensino Médio, participou das competições de Xadrez, nos Jogos Escolares de Niterói (JEN).

Influenciado por um Professor de Matemática, o estudante do Colégio Salesiano Santa Rosa (CSSR) contou que pratica o esporte desde o 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. Inicialmente, Guilherme se interessou pelo Xadrez apenas por lazer – um hobby.  

Segundo ele, o jogo de estratégia favoreceu sua capacidade de concentração, de foco e de atenção, permitindo-o desenvolver muitas habilidades. Com isso, as suas notas aumentaram e seu desempenho em atividades escolares melhoraram significativamente. Por conta disso, Guilherme aprofundou seus conhecimentos em Xadrez – com pesquisas e estudos feitos por conta própria – a fim de melhorar as técnicas e estratégias que são aplicadas durante as partidas.  

O Guilherme, que já participou de três torneios de Xadrez antes do JEN de 2022, compartilhou que jogou as partidas apenas com os conhecimentos e habilidades que desenvolveu ao longo dos anos, não houve nenhuma preparação especial para as competições inscritas no ano passado. Dessa forma, tornou-se vice-campeão da categoria sub 16. E na premiação geral da modalidade, o aluno Salesiano conquistou o troféu e a medalha de bronze.  

O jovem, de 17 anos, pretende competir e representar o Colégio Salesiano Santa Rosa em outras competições e em futuras edições dos Jogos Escolares de Niterói.

Em 2022, os alunos Salesianos e seus técnicos conquistaram 29 medalhas e, por isso, o CSSR recebeu o Troféu “Professor Sérgio Miranda”, que marcou a escola como a grande campeã geral do JEN.


O Colégio Salesiano Santa Rosa reconhece e parabeniza toda torcida, atletas, alunos, educadores que honram – diariamente – a Tradição Salesiana não só nos esportes, como também na forma diferenciada de se unirem por um ideal.


Parabéns, Guilherme, pela conquista! Você é um orgulho para toda nossa Comunidade Educativa e Pastoral!

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.