Um cemitério? Lugar de arte? Essa foi a pergunta que intrigou os alunos da 3ª série do Ensino Médio em uma aula de campo inusitada no Cemitério Público do Caju. Guiados pelo professor de Arte, Ely Corrêa, a supervisora pedagógica Hortência Alves e a historiadora Sylvia Paes, os estudantes embarcaram em uma jornada para desvendar a beleza e a história escondidas entre os túmulos.

Ao invés de um ambiente lúgubre e sombrio, o cemitério se revelou um museu a céu aberto, repleto de esculturas, pinturas e outros elementos da arte tumular que narram histórias de vida, crenças e costumes da cidade de Campos dos Goytacazes. As lápides, muitas vezes consideradas simples marcadores de sepultura, se transformaram em obras de arte que expressam amor, fé, esperança e até mesmo humor.

Uma aula viva de História e Arte

Através da observação atenta e da análise crítica, os alunos puderam identificar diferentes estilos artísticos, como o barroco, o neoclássico e o modernismo, presentes nas esculturas e ornamentos dos túmulos. A historiadora Sylvia Paes contextualizou as obras dentro do panorama histórico e cultural, tecendo um elo entre a arte tumular e a evolução da sociedade campista.

Um aprendizado que transcende as paredes da sala de aula

A aula de campo no Cemitério do Caju foi mais do que uma simples visita. Foi uma experiência que proporcionou aos alunos um contato direto com a arte e a história, promovendo a reflexão sobre a vida, a morte e a memória. Ao admirarem a beleza das obras tumulares, os estudantes puderam compreender a importância da preservação do patrimônio cultural e artístico, mesmo que este se encontre em um local considerado por muitos como "sombrio".

Essa iniciativa inovadora demonstra o compromisso do Salesiano Campos com uma educação que vai além dos livros e das salas de aula. Ao valorizar diferentes formas de expressão artística e cultural, a escola contribui para a formação de cidadãos conscientes, críticos e sensíveis ao mundo que os cerca.

O Cemitério Público do Caju, como tantos outros espalhados pelo Brasil, guarda em si um rico acervo de arte tumular que merece ser valorizado e apreciado.

A arte nos convida a olhar para o mundo com outros olhos. E, nesse olhar atento e sensível, podemos descobrir beleza e significado nos lugares mais inesperados.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.