A atividade integra a avaliação da disciplina de Tópicos Variáveis em Serviço Social: Geração e Classes Sociais, com ênfase em Criança e Adolescente, e teve como propósito aproximar os estudantes da realidade concreta das instituições que compõem a rede de proteção social voltada à infância e adolescência.

A visita permitiu observar o funcionamento cotidiano da instituição, a dinâmica de trabalho da equipe multiprofissional e o papel do Serviço Social no atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Além disso, possibilitou compreender os desafios enfrentados pela organização não governamental no âmbito da gestão, do financiamento e das práticas socioeducativas, bem como as estratégias utilizadas para garantir a efetivação de direitos e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. A proposta também se fundamenta no entendimento de que o contato direto com a prática profissional é essencial à formação do assistente social, pois permite relacionar o conteúdo teórico das disciplinas com as expressões concretas da questão social.

Assim, esta visita permitiu aos alunos uma análise reflexiva sobre a experiência profissional destacando os aspectos estruturais, ético-políticos e teórico-metodológicos observados durante a visita, de modo a contribuir para a construção de uma compreensão crítica acerca do trabalho desenvolvido. Foi um momento de troca entre os estudantes da UFF e equipe da instituição, proporcionando aos estudantes a oportunidade de aproximar os conteúdos teóricos da realidade institucional, fortalecendo o aprendizado e a reflexão crítica sobre o exercício profissional do Serviço Social.

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