Em uma iniciativa empolgante que uniu teoria e prática, os alunos do 8º ano do Salesiano IDB-Campos embarcaram em uma viagem no tempo no município vizinho de São João da Barra. Munidos do conhecimento adquirido nas aulas de História e Geografia do Professor Evaldo, com foco na Revolução Industrial e suas implicações na formação da classe operária e nas relações sociais, os jovens exploraram dois locais históricos: a Indústria Thoquino e a Antiga Casa de Câmara e Cadeia.

 

Desvendando a Indústria Thoquino

Ao adentrar a Indústria Thoquino, os alunos se depararam com um portal para o passado. A fábrica, fundada em 1875, foi palco da produção de açúcar, um dos principais produtos da região durante a Revolução Industrial. Guiados por especialistas e pelo professor, eles puderam observar de perto as máquinas utilizadas, as condições de trabalho dos operários e a organização da produção.

 

Testemunhando a História na Antiga Casa de Câmara e Cadeia

Em seguida, a jornada levou os alunos à Antiga Casa de Câmara e Cadeia, um prédio histórico que serviu como sede do governo municipal e como prisão durante o século XIX. Lá, eles conheceram as diferentes funções do local ao longo do tempo, além de presenciarem documentos e objetos que narram a história da cidade.

 

Aprendendo na Prática

Mais do que uma simples visitação, o trabalho de campo proporcionou aos alunos uma experiência imersiva na história. Através da observação e do contato direto com os locais históricos, eles puderam: 

·        Compreender de forma mais profunda os conceitos aprendidos em sala de aula.

·        Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e interpretação de documentos históricos.

·        Refletir sobre o impacto da Revolução Industrial na sociedade de São João da Barra.

·        Valorizar a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade.

 

Essa experiência proporcionou aos alunos reflexões valiosas sobre o passado, o presente e o futuro. Assim, eles puderam entender como a Revolução Industrial moldou a sociedade em que vivemos, as lutas e conquistas da classe operária e a importância de preservar a memória histórica.

 

Por meio da vivência prática, eles desenvolveram uma compreensão mais rica da história local e se tornaram agentes ativos na preservação do patrimônio cultural de São João da Barra.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.