Em 2023, a qualidade salesiana de educar se refletiu também na nota alcançada pelos estudantes do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória, em Vitória (ES), na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Conversamos com os alunos Elisa do Nascimento de Souza, Pedro Lacerda Neto e Roselyn Gómez, que tiraram 960 pontos na redação e eles nos contaram quais estratégias foram mais importantes para alcançar esse resultado.

A Elisa, que planeja estudar Direito na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), diz que o resultado foi uma surpresa muito positiva. “No dia da prova, sempre ficamos um pouco apreensivos, mas o resultado foi muito bom. Não esperava que fosse tão bom assim”, explicou Elisa.

Ela explica que o treinamento constante de redações e os debates variados foram fundamentais para o seu sucesso. “Trabalhar por eixos ajudou muito, porque nos preparou para todas as possibilidades de temas. Além disso, trabalhar por competências também foi muito importante, assim como o treinamento das estratégias de realização da prova”, contou a aluna.

Já para o Pedro, que quer cursar Design também na Ufes, o que fez a diferença foi estar preparado para todos os temas. “Eu usei uma das estratégias de redações na qual conseguiria aplicar os conhecimentos em temas diversos. Além disso, a construção de mapas mentais também me ajudou a criar repertório. As aulas sobre conectivos tiveram um peso muito bom no resultado da minha redação”, ressaltou.

Para a Roselyn, que está se preparando para estudar Odontologia, o resultado também foi uma surpresa agradável. “Eu sabia que tinha ido bem, mas esperava algo em torno de 800 ou mais. Não um 960”, afirma.

“Acho que o que mais me ajudou foi a frequência de debates em sala de aula sobre todos os eixos temáticos. Conversamos muito, a professora comentou muito de cada eixo, então estávamos preparados para qualquer coisa”, explicou.

Metodologias inovadoras foram responsáveis pelos bons resultados

Para a professora de Língua Portuguesa e coordenadora da área de Linguagens do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória, Erika Carraretto Gonçalves, o resultado foi uma felicidade, mas não uma surpresa. Isso porque os alunos são submetidos a um projeto arrojado, alinhado e construído ao longo do tempo, que culmina na terceira série do Ensino Médio.

“Desde o 6º ano do Ensino Fundamental, os alunos participam de aulas semanais de redação e têm acesso à plataforma Redigir A+, que fornece feedbacks personalizados e individuais. Isso contribui para o bom desempenho dos alunos na redação. Quando esse trabalho é feito de forma integrada desde o Ensino Fundamental, o resultado esperado são os melhores possíveis”, explicou a professora.

Erika destaca ainda que a multidisciplinaridade dos projetos é importante para garantir o repertório sociocultural necessário para o desenvolvimento de uma redação.

“O Salê Onu garante um repertório socioeconômico e geopolítico no Ensino Médio. A Feira Literária (Flas) garante repertório cultural nos anos iniciais e a Feira de Ciências garante repertório de embasamento científico nos anos finais do Ensino Fundamental”. Assim, todo o trabalho é desenvolvido para que os estudantes possam alcançar as melhores notas.

Novidades 2024

Dentre os diferenciais do Colégio, a professora destaca um que será expandido para 2024.

“Nós temos trabalhado uma métrica que se aproxima da avaliação do Enem, em que temos a avaliação de dois corretores: temos a plataforma Redigir, o feedback individualizado pelo professor, e fechamos isso com o Simulado Evolucional. Temos trabalhado isso desde o Ensino Fundamental Anos Finais e que, em 2024, será aplicado desde o 4º e o 5° ano”, ressaltou.

“Se nossos alunos começam a ter a cultura da escrita como um hábito, dentro da grade curricular, desde os anos iniciais, na terceira série essas notas certamente serão muito positivas”, destacou Erika.

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