O “Salê Talks” é um componente curricular que tem por objetivo trazer para a sala de aula temas que envolvem a realidade dos alunos, com a proposta baseada em metodologias ativas. Nesses encontros, os alunos Salesianos são os comunicadores, debatem ideias e criam soluções criativas para os problemas do mundo.

Para a aluna Maria Fernanda Bigate, da turma 1BM, as aulas desse componente curricular são boas porque o objetivo é realmente debater as opiniões. Com isso, os estudantes aprendem novos assuntos pelas perspectivas dos colegas, além de desenvolverem empatia e respeito pela opinião divergente.  

Recentemente, os alunos do Ensino Médio, do Colégio Salesiano Região Oceânica-Piratininga, dividiram-se em grupos para tratar de temas que englobam a Economia Brasileira.  

As turmas da 1ª, 2ª e 3ª séries pesquisaram sobre a inflação, as estruturas econômicas do país, a questão cambial, os juros, a estabilidade econômica, o plano real, crescimento econômico, reforma tributária, classes sociais, etc...

Segundo o aluno Miguel Castello Branco, também da turma 1BM, estudar sobre esses temas foi muito interessante, principalmente sobre as classes sociais, porque é uma área do seu interesse.  

“Eu gostei de ter sido um seminário, pois foi a primeira vez que eu fiz. Eu acho as aulas de Salê Talks muito útil e importante pra gente [os alunos], porque eu, pessoalmente, gosto muito de debater sobre ideias, falar de temas importantes e polêmicos. Isso acrescenta muito pra gente”, afirma o jovem.  

O professor Paulo Márcio conta que dentro desta perspectiva, a Equipe Pedagógica decidiu para esta etapa que o tema "Economia Brasileira" deveria ser amplamente abordado, tendo em vista o atual cenário de inflação e instabilidade econômica que atinge as famílias brasileiras.  

“As apresentações de seminários e os debates apresentados pelos alunos até aqui nos deixaram muito felizes!  O interesse e a participação foram surpreendentes! Foi muito satisfatório perceber o interesse de nossos alunos em prepararem seminários e debaterem temas como: inflação, juros, câmbio, planos econômicos, estabilidade econômica, estruturas e polícias econômicas do Brasil.”, afirma o professor.

 

Depoimento dos Alunos Salesianos:

 

Gustavo, 3A - Tópico da inflação e o impacto nas diferentes classes sociais.  

“É muito interessante a gente estudar isso porque a inflação sempre estará presente na economia de qualquer país e entender como essa dinâmica funcionou na economia do nosso país é muito importante para saber sobre o passado e sobre previsões para o futuro do país mesmo e saber como essa dinâmica afetou a sociedade nas diferentes épocas como um todo. Então é um trabalho bem rico que ajuda a gente não só entender economia, mas também história.”

 

Luiza Jane, 3A – Importância da reforma tributária do Brasil.

“e extrema importância falarmos da nossa economia... Quando falamos de economia, falamos de desemprego, da renda do capital e das pessoas que vivem no nosso país e não possuem uma renda para uma sobreviver”.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.