Na segunda-feira (06), os alunos da 1ª série do Ensino Médio, que optaram pelo Itinerário Formativo de Linguagens + Ciências Humanas, participaram de um workshop intitulado “Como produzir uma narrativa audiovisual gratuita?”. Para isso, o Colégio Salesiano Santa Rosa recebeu, no teatro, o Coordenador do curso de Cinema da FACHA, Guto Neto.  

Nesse workshop, os estudantes aprenderam as etapas da produção cinematográfica (roteiro, pré-produção, produção, pós-produção e distribuição), a importância da sinopse, apresentação dos personagens principais e do cenário. Além disso, Guto explicou aos jovens termos como “Logline” (frases que sintetizam o roteiro do filme) e “Storyboard” (o planejamento visual do filme).  

Ao final da apresentação, o convidado sugeriu que os alunos se dividissem em grupos para rascunhar as ideias, concepções e a sinopse de um filme. Eles pensaram nos personagens, no cenário, no “storyboard” e em como gostariam de filmar...

Segundo o aluno João Pedro Oliveira, da turma 1C, a iniciativa do Worshop foi muito legal porque combina com os componentes curriculares “Salê News” e “Linguagens: som, imagem e movimento”. Para ele, agregou no que eles estão aprendendo e achou a ideia de produzir uma sinopse muito divertida.  

Para a aluna, Juliana Abrahão, da turma 1D, a atividade possibilitou que eles pudessem explorar a criatividade ao criar um roteiro e uma sinopse de filme. “Para mim foi uma das melhores palestras propostas pelo Itinerário”, afirma ela.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.