Nos dias 25 e 26 de novembro de 2023, aconteceu a XVII Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI). Ao todo, 166 projetos de 32 municípios foram expostos e apresentados por estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais, médio ou técnico de Instituições – públicas e privadas – do estado, sob orientações de seus Professores, no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj/Faetec), localizado na Praça da Bandeira/RJ.

Para a edição de 2023 da FETCI, foram selecionados três projetos desenvolvidos pelos alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio do Colégio Salesiano Santa Rosa, nas categorias de “Ciências Exatas e da Terra” e “Desenvolvimento de Tecnologia”, em nível de Ensino Médio/Técnico.

Projetos selecionados para FECTI 2023

O projeto “Análise qualitativa de bioplástico de amido com diferentes aditivos tomo II” foi representado pelas alunas Júlia Simpson, Juliana Porcina e Juliana Laurindo, junto com os Orientadores, Professor Roberto Serour e o Químico Licenciado, Gustavo Luan.

O projeto “Produção e testes caseiros de tintas a partir de produtos orgânicos” foi representado pelas alunas Mariana Fassarella, Maria Luiza Giareton e Beatriz Freitas, junto com os Professores Orientadores Guilherme Soares e Beatriz de Castro.

O projeto “Uso do arduino em automação na irrigação de plantas” foi representado pelos alunos Pedro Henrique Mendes, Miguel Lopes e Vitor Theodoro Flores, junto com os Professores Orientadores Guilherme Soares e Victor Sarmet.

Os alunos Salesianos durante esses dois dias puderam acompanhar todo o processo de uma Feira externa de divulgação científica e, também, tiveram a oportunidade de assistir apresentações de estudantes de todo o estado.

Novo Ensino Médio Salesiano e o incentivo à ciência e à tecnologia

O Novo Ensino Médio foi elaborado ao longo do ano de 2021, a partir de estudos feitos pelas Equipes Diretivas e de Educadores do Ensino Médio dos Colégios Salesianos de Niterói, para com as necessidades e preferências dos alunos que ainda estavam no 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.  

‍A partir das pesquisas de e muitos encontros no “Fórum do Novo Ensino Médio” com os próprios alunos e seus respectivos responsáveis, o Colégio Salesiano Santa Rosa desenvolveu com maestria seus Itinerários Formativos e disciplinas eletivas aplicados no ano letivo de 2022.

Ao longo deste ano letivo, os estudantes das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, que optaram pelos Itinerários Formativos de “Ciências da Natureza e Matemática - Consciência ECO+LÓGICA: empreender para transformar”, vivenciam e praticam todo o conhecimento que adquirem nos componentes curriculares de forma integrada e dinâmica, nas salas de aula, nos laboratórios e em Rodas de Conversa organizadas pela Coordenação de Projetos Educacionais.  

Os três projetos selecionados pela FECTI 2023 foram desenvolvidos pelos alunos do Novo Ensino Médio Salesiano. Os estudantes fizeram todas as pesquisas e experimentos no laboratório de Química da escola e os apresentaram, pela primeira vez, no I Encontro Iniciação Científica, promovido pelo Colégio Salesiano Santa Rosa em outubro deste ano.

Projeto Credenciado para MOSTRA DE CIÊNCIAS 2024 - COMPETIÇÃO CIENTÍFICA

O projeto selecionado e apresentado durante a FECTI de 2023, ““Produção e testes caseiros de tintas a partir de produtos orgânicos”, pelas alunas da 2ª série do Ensino Médio, foi credenciado para a Mostra de Ciências 2024 - Competição Científica. O evento será realizado no Centro de Convenções Severino Sombra, em Vassouras/RJ, no próximo ano.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.