No mês de outubro, os alunos da 3ª série do Ensino Médio, do Colégio Salesiano Santa Rosa, estiveram no laboratório, nas aulas de Salê Hands On do Professor João Batista, com o Químico Gustavo Luan, realizando alguns estudos sobre compostos orgânicos. Foram feitas duas atividades: a Extração do Licopeno e do β-Caroteno de polpa de tomate e a Produção de bioplástico de amido. 


 

Extração do Licopeno e do β-Caroteno de polpa de tomate 

 

 

Os alunos utilizaram do método de extração por maceração com solventes para obterem os dois compostos. Utilizaram seus conhecimentos sobre interações intermoleculares para explicar porquê o licopeno é extraído pelo clorofórmio e o β-caroteno é extraído pelo álcool. Reforçando os estudos sobre métodos de separação como a filtração. Também estudaram como as ligações duplas conjugadas podem interagir com a luz e por isso percebemos cores nesses compostos orgânicos.

 

Produção de Bioplástico de Amido 

 

 

Para estudar as propriedades dos polímeros e seus usos na indústria, os alunos da terceira série foram convidados a realizar produções de bioplásticos de amidos com diferentes aditivos parindo de 15 formulações criadas pela aluna Giovanna Mota da 1ª série do Ensino Médio, em seu projeto da feira de ciências. Eles produziram esses ‘bioplásticos’ variando a composição de gelatina, bórax e glicerina e avaliaram a qualidade desses plásticos produzidos. 

Com isso, eles reforçaram os conhecimentos de interações intermoleculares, polímeros, além de construírem conhecimento sobre plastificantes e processos avaliativos de qualidade. 

Os resultados obtidos foram de grande importância para o grupo formado pelas alunas Giovanna, Juliana e Júlia, da 1ªsérie do E.M., que analisaram os resultados, compararam com outros processos experimentais e apresentaram na Feira de Matemática, Ciências e suas Tecnologias do Colégio Salesiano Santa Rosa. O trabalho "Análise Qualitativa de Bioplásticos de Amido com Diferentes Aditivos" foi um dos quatro selecionados para participar da Feira de Ciências e Tecnologias do Estado do Rio de Janeiro - FECTI. 

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.