O resultado da nota na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um dos momentos mais aguardados pelos vestibulandos, pois em alguns cursos é um fator decisivo para o ingresso na sonhada Universidade.  

Por isso, os Colégios Salesianos de Niterói - Santa Rosa e Região Oceânica, alinhados com uma proposta pedagógica e pastoral que prioriza os Projetos de Vida dos estudantes, possuem parceiras com plataformas on-line que auxiliam no desenvolvimento da escrita e habilidades fundamentais para um ótimo desempenho na redação do ENEM e de outros vestibulares.  

Desde o 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, os alunos salesianos têm à disposição a Plataforma “Redigir”, que os oferece percursos de aprendizagem exclusivos, com videoaulas, materiais teóricos e exercícios. Ela possuiu o maior catálogo de temas de redação do país, com mais de mil propostas distribuídas em dezenas de gêneros textuais. E, a partir, das correções com os critérios que simulam as mesmas exigências do ENEM, a Redigir entende o nível de proficiência do aluno em cada competência e gera relatórios diagnósticos.

Além da plataforma para as Produções Textuais, as escolas salesianas também contam com a “Evolucional”, especificamente para o Ensino Médio, em que são tratados temas e conteúdos voltados para o ENEM. O simulado da Evolucional conta com provas para todas as áreas exigidas: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática e, também, uma redação com correção que avalia as cinco competências exigidas no exame anual.  

Os alunos são avaliados a partir da Teoria de Reposta ao Item (TRI), mesmo modelo estatístico utilizado no ENEM e, com isso, conseguem entender em quais áreas precisam intensificar seus estudos.  

A própria plataforma disponibiliza relatórios de acertos e erros por aluno e por questão, videorresolução para todas as questões e análise de desempenho, revisão de provas individuais de cada aluno e um simulador do SISU, que é o Sistema de Seleção Unificada, a maior porta de entrada para o Ensino Superior em Universidades Federais e Estaduais.  

Após os resultados dos simulados periódicos, os estudantes fazem uma análise e o levantando dos assuntos e habilidades a melhorar, com o acompanhamento da Equipe Pedagógica. E, a partir disso, os professores organizam e propõem atividades de revisão personalizadas, baseadas nas reais e principais necessidades dos estudantes.  

Para os alunos que desejam imergir ainda mais no processo da produção textual, específica para as provas de vestibular, as escolas oferecem como uma atividade extracurricular, o “Grupo de Aprofundamento em Redação”. Nos encontros, são trabalhadas técnicas de escrita e são discutidos temas sociais relevantes e atuais, para aprimorar a qualidade dos argumentos e a estrutura dos textos que eles produzem.

 

No dia 16 de janeiro, foram divulgadas as notas do ENEM 2023 e, para o orgulho da nossa Comunidade Educativa e Pastoral, mais de 30 alunos conquistaram notas acima de 900 na redação. Esse resultado comprova e reforça o compromisso da Educação Salesiana com os projetos de vida de cada estudante, formando-os para além do ambiente escolar.

Parabéns, alunos Salesianos!

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.