Após uma série de práticas experimentais para a produção de iogurte, os alunos da 1ª série do Ensino Médio, do Colégio Salesiano Santa Rosa, preparam-se para uma nova descoberta no universo alimentício: o pão. Esse alimento que já existe há milhares de anos e que é feito de diversas formas ao redor do mundo. No Brasil, o alimento é consumido diariamente nos cafés das manhãs, com manteiga e acompanhado de um cafezinho coado na hora.  

Antes de tudo, os alunos iniciaram o cultivo do levain, o famoso fermento natural, para aprender a diferenciá-lo do fermento biológico. Para as aulas práticas nos laboratórios de Química e Biologia, os estudantes utilizaram o fermento biológico para otimizar o processo.  

As aulas foram planejadas com o intuito de que os alunos compreendam a importância da fermentação na indústria alimentícia. E, com isso, compreender a aplicação de conceitos químicos com interações químicas, viscosidade, adesão, reações de caramelização e de Maillard (processo que dá sabor ao produto final), as propriedades de proteínas e do glúten. Além das técnicas e tecnologias envolvidas e necessárias na produção de pães.

Supervisionados pela Professora Priscila Senra e pelo Assistente de Laboratório (licenciado em Química) Gustavo Mata, os alunos separaram o glúten da farinha de trigo branca, verificaram suas propriedades e discutiram a importância do glúten para a estrutura típica do pão.  

Depois de todas as checagens, análises e discussões, os jovens colocaram – literalmente – a mão na massa, partindo para a produção do pão, que fermentou de uma aula para outra. O trabalho realizado em equipe resultou em pães assados e fresquinhos feitos pelos próprios alunos.  

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.