O Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia acolhe jovens entre 14 e 22 anos de idade em situação de vulnerabilidade social, o que inclui fatores socioeconômicos e da rede de apoio. Por meio do Programa de Socioaprendizagem, os atendidos são capacitados e encaminhados para vagas de emprego na condição de aprendiz, com carga horária de 4 ou 6 horas de trabalho. Além da qualificação e inserção profissional, a instituição se mobiliza junto a entidades, conselhos e voluntários para fortalecer a garantia de direitos e o acesso da juventude às políticas públicas.

A assistente social do CESAM Goiânia Rosana Santos explica que promover a articulação social em parceria com a rede de proteção dos jovens é essencial para a eficiência das ações conjuntas e efetividade das políticas públicas. Visando uma abordagem integrada, essa articulação envolve o diálogo entre setores como saúde, educação, assistência social e o sistema de justiça. “Além disso, ela contribui para a integração de saberes e práticas, fortalecimento da rede intersetorial, melhoria na qualidade do atendimento, construção de parcerias duradouras e empoderamento comunitário.”

Para planejar e atuar na proteção da juventude, a instituição atua em parceria com: conselhos tutelares; Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente; ONGs; escolas; conselhos de políticas públicas. Além disso, o CESAM Goiânia também conta com o apoio de instituições da área da saúde, assistência social e profissionais voluntários, que atendem os jovens e suas famílias conforme as necessidades.

No CESAM Goiânia, a articulação social é conduzida pela Comissão de Articulação Social, composta por três frentes de atuação: assistência social, socioaprendizagem e direção. As assistentes sociais realizam os encaminhamentos e a representação institucional em conselhos e redes de garantia de direitos. A supervisão de aprendizagem e os educadores sociais fazem o acompanhamento diário dos aprendizes, atuando na mediação com os jovens e no suporte às ações externas. Já a equipe diretiva assume articulações institucionais mais amplas, especialmente com o poder público e órgãos governamentais.

As atividades de articulação social acontecem por meio de ações planejadas, encontros, parcerias e trocas entre a instituição e outros atores sociais. De acordo com Rosana, as formas mais comuns pelas quais essas atividades se desenvolvem são:

·        Reuniões interinstitucionais;

·        Parcerias formais e informais;

·        Participação em fóruns, redes de mobilização e conselhos;

·        Campanhas e eventos comunitários;

·        Encaminhamentos e fluxos de atendimento integrado.

A assistente social reforça que as iniciativas em conjunto exigem intencionalidade, diálogo constante e compromisso com o bem comum. Elas podem ocorrer de maneira periódica, como acontecem nos conselhos, ou de forma esporádica, de acordo com a necessidade da instituição e da temática. “A articulação social também inclui parcerias com voluntários. Embora não representem instituições formais, esses atores sociais contribuem para o fortalecimento da rede de apoio e desenvolvimento dos aprendizes e suas famílias. Eles complementam ações técnicas e sociopedagógicas, e muitas vezes ampliam as possibilidades de atendimento.”
Os profissionais voluntários do CESAM Goiânia integram a articulação social ao compartilhar conhecimentos e habilidades em oficinas, reforço escolar e mentorias socioemocionais e para o trabalho. Esses parceiros também contribuem participando de eventos comunitários, campanhas educativas e ações promovidas pela instituição. Além disso, profissionais como psicólogos, advogados, médicos, artistas e professores oferecem serviços de forma voluntária, ajudando com atendimentos quando necessário. “Essa dimensão é extremamente valiosa para nosso ambiente de missão, pois fortalece os vínculos, amplia o alcance das ações e inspira a transformação real na vida dos jovens.”

 

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.