O Ateneu Dom Bosco realizou, neste sábado (07/10), a Feira Interdisciplinar de Arte e Cultura Salesiana (FIACS). O evento tem o propósito de compartilhar com a comunidade educativa as ações pedagógicas e artísticas desenvolvidas pela instituição.  

Com o tema “Arte e Movimento: Uma imersão”, alunos e educadores apresentaram os trabalhos desenvolvidos no Teatro Dom Bosco e nas áreas abertas do colégio, localizado no Setor Oeste. “Nós apresentamos diversos projetos de forma simultânea, mas eles foram desenvolvidos há meses e em duas etapas: a pesquisa científica e a produção dos materiais”, afirma Marília Matos, Diretora Executiva da instituição.

A pesquisa é uma forma de incentivar e promover o contato das crianças com o universo científico. Segundo a professora Claudia Cardoso, é uma etapa rica em aprendizagem e muito importante para a elaboração da Feira. “Cada passo foi desenvolvido com muita alegria e com a interação dos educandos com os familiares, que sempre estiveram envolvidos com muita satisfação e colaboração”, ressalta a educadora.  

Para a estudante Clara de Almeida, de 9 anos, a Feira é um momento muito importante, em que ela pode dançar e apresentar para o público geral os trabalhos realizados na escola. “Eu acho isso tudo muito legal porque a gente mostra o que aprendemos nas matérias da escola como história, ciência e muito mais”, afirma a aluna.

O tema

Danças, artefatos históricos e pinturas memoráveis foram os destaques da 17ª FIACS “O melhor da nossa Feira é que todo tem a oportunidade de desenvolver a oralidade e mostrar suas habilidades artísticas. Nossas exposições são totalmente interativas com o público”, relata Marília Matos.  

A professora de Educação Física, Caroline da Silva, explica que as crianças precisam de experiências que possibilitem o aprimoramento da criatividade e atividades que favoreçam a sensação de alegria. “Desde pequenos precisamos de uma forma de expressar e canalizar a energia. Isso é possível através da liberdade de movimento e faz parte da proposta da nossa Feira”, explica.  

Durante a FIACS, os alunos do Ateneu apresentaram danças em diversos ritmos musicais brasileiros e internacionais. Canções que marcaram a Jovem Guarda, o Rock, o Reggae e o Pop, estiveram presentes no palco do Teatro Dom Bosco. “Eu dancei Shakira e amo suas músicas”, afirma a aluna Clara de Almeida.

A mãe da aluna Eloisa Gonçalves, Mariana Gonçalves já participou de cinco edições da Feira Interdisciplinar de Arte e Cultura Salesiana. “Eu gosto da FIACS porque é um momento de alegria, de confraternização das crianças com relação às ações que são feitas no colégio. Elas se dedicam para esse dia e a gente se empolga muito junto com elas”, afirma Mariana.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.