O dia a dia do Colégio Salesiano Dom Bosco de Araxá está recheado de atividades que têm por objetivo incentivar o convívio, o aprendizado, a descoberta, o interesse e a vontade de aprender.

Nada mais maravilhoso que experimentar a vida social no âmbito escolar! A escola exerce papel fundamental no desenvolvimento da convivência, no estímulo ao protagonismo e na maturidade emocional dos alunos.

Trabalhar em grupo vai além da nota, da média, do desafio. Traz experimentação e possibilidade de convivência; permite o encontro com novas maneiras de pensar e de agir; auxilia no processo de socialização; e possibilita compreender que a construção coletiva prepara para o futuro, onde certamente conviver em sociedade será diferencial.

A UNESCO (uma agência da ONU especializada em ações em favor da paz), elenca quatro pilares para a EDUCAÇÃO no século XXI, em relatório de autoria de Jacques Delors. São eles:

Aprender a conhecer - onde a construção dos saberes acontece de maneira extensa, com apresentação de conteúdos que façam sentido na vivência do estudante.

Aprender a fazer – buscando o reconhecimento das capacidades individuais dos alunos, aproveitando suas potencialidades e valorizando criatividade e inovação como possibilidades reais.

Aprender a conviver - reconhecendo nos indivíduos suas habilidades pessoais e respeitando cada uma delas, para que, no futuro, faça mais sentido a busca por interesses comuns e menos por diferenças.

Aprender a ser – enfatizando que o ser humano é individual e incompleto e que se molda e se constrói todos os dias.

Nossos pilares pedagógicos estão intrínsecos em nossos processos de aprendizagem e, assim como os Pilares da UNESCO, buscam a preparação integral dos indivíduos, sejam elas pessoais, interpessoais, profissionais, relacionais e espirituais.

Por meio da aprendizagem criativa são promovidos estudos de casos, aulas ao ar livre, discussões em grupo e várias experiências extra sala. Dessa maneira, nossos estudantes se tornam conscientes do seu lugar no mundo, desenvolvem cidadania e respeito às pessoas com as quais convivem e os lugares por onde passa. Trabalhamos a cultura de alto desempenho visando a melhoria contínua dos nossos alunos, respeitando as particularidades com responsabilidade. Além desses, os demais pilares como linguagens, metodologias ativas, múltiplas habilidades e pensamento científico, em conjunto, transformam o aprender em empreender, o pensar em agir.

Nossa sociedade é múltipla e é justamente isso que faz o viver não apenas interessante, mas simples e inteiramente possível. Conviver é essencial e primordial.

Tudo o que permeia nosso sistema educacional vem do pilar mais importante que é nossa razão de existir: salesianidade. Guiados pelos ensinamentos de Dom Bosco, nosso Colégio tem como premissas o respeito as singularidades, o apoio ao desenvolvimento pessoal, o estímulo às ações positivas e somos guiados pelo trinômio: razão, religião e amor.

“Em cada jovem, mesmo no mais rebelde, há sempre um ponto acessível ao bem, e o primeiro dever do educador é descobrir essa fibra sensível do coração e fazer bom uso dela”. (Dom Bosco)

Confira algumas atividades recentes desenvolvidas em nosso Colégio.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.