No mês de fevereiro às escolas salesianas da Inspetoria São João Bosco iniciam a acolhida dos estudantes com o compromisso de junto com as famílias promover oportunidades de educação integral nos estados de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, do Espírito Santo, de Goiás e no Distrito Federal. 

Na cidade mineira de Araxá, o Colégio Salesiano Dom Bosco,  a Benção das Mochilas, foi realizada pelo Diretor Geral, P. Pedro José Trindade, SDB,  também abençoou os materiais escolares dos estudantes de todos os seguimentos.

Esse momento aconteceu no auditório do Colégio, com o intuito de que os estudantes iniciem o ano letivo com novo ardor e com amoroso empenho, depositando sua fé em Deus, que é portador e doador generoso de bênçãos para a caminhada estudantil.

“As mochilas também representam cada aluno que se abre a receber o Novo, a construir, junto com toda a equipe do colégio Dom Bosco, o conhecimento necessário que os qualifiquem para a vida. A mochila na verdade é cada um de nós que nos predispomos a assimilar e a aprofundar em nossa vida o que é bom, belo, edificante e santo. Que 2024 seja um ano que preencha significativamente a ‘mochila” de nossa vida!” afirmou P. Pedro José Trindade, SDB. 

Nos Colégios Salesianos de Niterói - Santa Rosa e Região Oceânica, o ano letivo iniciou no dia 05 de fevereiro, com os tradicionais “bom dia” e “boa tarde” da Família Salesiana.  Os alunos veteranos e novatos foram acolhidos pela Equipe Técnico-Pedagógica e de Pastoral, que estavam vestindo as camisas temáticas, inspiradas na Estreia Salesiana de 2024 “O Sonho que nos faz Sonhar”. 

Nos momentos matutinos e vespertinos, as famílias e os estudantes foram envolvidos em momentos de oração e espiritualidade, conduzidas pelo Diretor Geral, Pe. Márcio e pelo Diretor de Pastoral, Pe. Gutielles.  

No estado do Espírito Santo, na cidade Vitória, os Colégios Salesiano Jardim Camburi e Nossa Senhora da Vitória, os estudantes foram recebidos com momentos de celebração, acolhida e votos positivos para o ano letivo de 2024.

No Colégio Salesiano Jardim Camburi, as aulas começaram na segunda-feira e as turmas foram recepcionadas ao longo da semana, quando cada segmento foi recebido nas portarias por princesas e super-heróis. O momento de acolhida contou com oração dirigida pela Pastoral, apresentação dos educadores de referência e fala do Diretor Executivo, Ilton de Oliveira Chaves. Os alunos também puderam participar do primeiro Recreio Cultural e saborear picolés. A acolhida ainda contou também com recreação, apresentação circense e Contação de Histórias (na Educação Infantil e no Ensino Fundamental Anos Iniciais).

Por sua vez, o Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória, os alunos foram recebidos com uma recepção festiva dos educadores, com mensagens receptivas e votos positivos para o ano de 2024. A acolhida contou com um momento de interação e oração com a Pastoral Salesiana, com a Direção Pedagógica e uma atração circense, com palhaços e malabaristas. Os estudantes participaram do sorteio de brindes de instituições parceiras e receberam também um cartão de boas-vindas e pipoca.

No Núcleo Bandeirantes no Distrito Federal, a “Benção das Mochilas” aconteceu na Igreja Matriz da Paróquia São João Bosco do Núcleo Bandeirante/DF com a participação dos educandos da Escola Salesiana São Domingos Sávio. 

Durante a Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Roberto Modesto, foi realizada essa tradição de se abençoar as mochilas e os materiais didáticos como símbolo da presença amorosa de Deus ao longo de todo a ano letivo. Desta forma se dá o início de mais um ano letivo. Tudo bem preparado e organizado com a participação dos educadores e educandos, que inclusive compuseram o grupo de Servidores do Altar de forma eficiente e eficaz.

A Missa da Benção das Mochilas proporcionou um encontro entre a Paróquia São João Bosco e a Escola Salesiana São Domingos Sávio, onde as crianças passam a maior parte do tempo durante o ano, despertando a comunhão entre elas não apenas na teoria, mas na prática e no convívio social.  Foi desejado a todos os educandos um ano letivo com novo ardor e com amoroso empenho, depositando sua fé em Jesus, com a intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora e São João Bosco.

Origem da Benção das Mochilas

A Benção das Mochilas é uma benção de volta às aulas, um encontro entre a Igreja, a família e a escola, onde os estudantes passam a maior parte do tempo durante o ano. A mochila é símbolo dos sonhos e projetos que carregamos dentro de cada um de nós.

A benção das mochilas tem origem em uma tradição já existente em algumas dioceses da Itália, onde estudantes encontravam-se com o Papa Bento XVI todos os anos, num encontro onde jovens europeus chegavam carregando suas mochilas e ao final da missa recebiam esta benção especial.

O Papa Francisco, no final de 2019, lançou um grande desafio aos educadores, estudantes e familiares: participar de um grande Pacto Global pela Educação. Uma verdadeira aliança entre escola, família e sociedade para que se possa colocar cada vez mais no centro do processo educacional o desenvolvimento integral da pessoa, ajudando as novas gerações a assumirem como princípio de suas vidas o humanismo solidário e a proteção da Casa Comum.

Iniciativa do Papa Bento XVI de se reunir todos os anos, no mês de setembro, num encontro já tradicional com os estudantes europeus que chegavam com suas mochilas e no final recebiam a bênção. “Os estudantes iniciem o ano letivo com novo ardor e com amoroso empenho, depositando sua fé n’Aquele que nos capacita para todas as coisas.

Essa notícia foi elaborada com a colaboração de Cyntia Alves de Carvalho,  Ruan Gabriel Lima Da Costa, Herik Bianke Braga e Gislan Vitalino Ferreira.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.