Durante o mês de fevereiro aconteceram vários momentos de reflexão e diálogo na presença Salesiana de Pará de Minas inspirados nas celebrações do Bicentenário do sonho de 9 anos de Dom Bosco.

Os salesianos em formação que residem em Pará de Minas promoveram durante o mês de fevereiro momentos de acolhida com as crianças, adolescentes e jovens do Centro Juvenil Salesiano de Pará de Minas/MG com a temática do sonho.

Esses momentos aconteceram durante a acolhida e teve como inspiração o sonho dos nove anos de São João Bosco, dessa forma os educandos do Centro Juvenil foram convidados para refletir sobre a importância dos sonhos e da construção do projeto de vida, segundo  a pedagogia de Dom Bosco.

 Diante disso, foi feito o convite aos educandos para que escrevessem seus sonhos em um papel e colocassem na árvore, que inicialmente era somente um tronco, e quando foi preenchida com os sonhos educandos , ela se tornou cheia de vida. Esse foi um momento muito especial e de reflexão para os educandos,  afirmou Maria Clara Brito Santana. 

No dia 29 de fevereiro de 2024 também aconteceu essa dinâmica da árvore com os colaboradores do Centro Juvenil Salesiano de Pará de Minas  para  refletir sobre o sonho dos nove anos de Dom Bosco e consequentemente sobre seus sonhos. 

O tema dos Sonhos também foi proposto para os colaboradores da família Salesiana de Pará de Minas, no entanto ele foram convidados para escreverem seus sonhos em um papel A4, e colocar as suas folhas no pé da árvore dos sonhos, logo depois, cada um pegou um papel diferente não sendo o seu, e desenhou o sonho que continha naquele papel, sempre trocando os papéis com os sonhos com alguém do lado e realizando o mesmo processo de desenho. Esse momento foi feito para elucidar como deve-se ter cuidado e carinho com os sonhos do outro. Como regar os sonhos do outro é fazê-lo crescer e se realizar.

A árvore dos sonhos foi um grande presente ao Centro Juvenil Salesiano de Pará de Minas. Além de propiciar reflexão para todos e todas  aquelas que participaram desse momento, foi um momento de meditação sobre a história de São João Bosco, e de grande parte uma inspiração para a realização dos vários sonhos que preencheram a árvore dos sonhos do Centro Juvenil Salesiano São Domingo Sávio de Pará de Minas.

Essa notícia foi elaborada com a colaboração de Maria Clara Brito Santana.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.