1. Fundado por Dom Bosco

A revista Boletim Salesiano foi fundada por Dom Bosco em agosto de 1877, na Itália, para ser o veículo de comunicação da Família Salesiana e, em especial, com os Salesianos Cooperadores. Atualmente, o BS é publicado em 66 edições e 31 línguas.

2. Em língua portuguesa

Data de fevereiro de 1902 a primeira edição do Boletim Salesiano em português. Direcionado para a Família Salesiana no Brasil e em Portugal, o BS nesses primeiros anos já continha a mensagem do Reitor-mor, crônicas, notícias e relatos das ações missionárias, além de testemunhos de educadores e jovens, leigos e religiosos.

3. De além-mar

Nas décadas de 1910 a 1930, o Boletim Salesiano demonstra uma crescente preocupação com a qualidade técnica e editorial. O BS publicava fotos de altíssima qualidade e tinha uma diagramação inovadora. A impressão cuidadosa era feita na Itália, e cada edição atravessava o oceano Atlântico de navio para ser distribuída às casas salesianas do Brasil.

4. Interrupção durante a II Guerra

Durante a I Guerra Mundial, o BS em língua portuguesa deixou de ser impresso por um curto período. A interrupção da publicação se apresenta, durante a II Guerra Mundial, de forma mais duradoura: foram quase dez anos! Desta situação desfavorável, nasceu a oportunidade para diversificar e descentralizar o Boletim Salesiano.

5. Impresso e editado no Brasil

Em 1950, foi iniciada a publicação do Boletim Salesiano brasileiro, elaborado, diagramado e impresso em São Paulo. Assim, o BS Brasil torna-se independente e assume uma fisionomia brasileira, mantendo uma relação de identidade com o carisma salesiano.

6. Boletim ou revista?

De 1957 até 1972, a publicação brasileira passou a ser chamada de Revista Salesiana. Esta mudança desejava superar o sentido redutivo que a palavra “boletim” conferia à publicação. No início de 1972, voltou ao nome original: Boletim Salesiano, permanecendo até hoje.

7. Nos meios digitais

Em 2012, o BS Brasil ingressou nos meios digitais. Atualmente, além da revista impressa bimestral, o Boletim Salesiano também é publicado, mensalmente, no formato de revista digital; mantém um portal de notícias (www.boletimsalesiano.org.br) e está presente nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.

8. Para a Família Salesiana

Desde os anos iniciais, o Boletim Salesiano no Brasil, embora dirigido e produzido pelos Salesianos de Dom Bosco (SDB), continha notícias e matérias feitas por e para os vários ramos da Família Salesiana. Hoje, o conselho editorial é composto por SDB, Filhas de Maria Auxiliadora e Salesianos Cooperadores.

Clique aqui e leia a edição comemorativa dos 120 anos do Boletim Salesiano.

Fonte: Boletim Salesiano

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.