O Coordenador da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade, Professor e Padre Geraldo Caliman, fez uma viagem ao Norte de Portugal, mais precisamente à cidade do Porto, onde assinou Convênios de caráter científico e acadêmico.

No dia 13/06, na cidade do Porto, aconteceu a assinatura de convênio o com o Centro de Educação Profissional Santa Clara/ Academia Beatriz Ribeiro a qual passa a fazer parte da Rede de parceiros da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade e se alinha com os princípios e os objetivos da mesma. 

Esta instituição tem uma forte função social de inclusão no atendimento de pessoas que vagam pelas ruas da cidade ou atingidas por diversos tipos de problemas. Sua concepção pedagógica se baseia na transdisciplinaridade, visando contribuir para a formação de cidadãos com uma sólida componente pessoal, social, científica e tecnológica e que desenvolvam as competências necessárias para um bom desempenho profissional e cívica, com autonomia e espírito crítico, com vista à integração na sociedade global em constante mudança.

Prof. Geraldo Caliman, Titular da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade

No dia 15 de junho o Coordenador da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade visitou a conhecida Escola da Ponte. A escola situa-se no Conselho de Santo Tirso (Município de Santo Tirso), na Região de Porto, Portugal. Foi dado início à assinatura de uma parceria formal com a Escola, através de sua mantenedora, a Câmara Municipal local. A intenção é de que Cátedra e Escola se integrem em rede atuando em comum alguns objetivos inspirados nas orientações da UNESCO e nos objetivos da Cátedra, particularmente no campo da pesquisa em educação.

 

Durante essa visita aconteceu a apresentação do Projeto Pedagógico da Escola e das instalações da Escola que tem em sua maioria a configuração para o trabalho em grupo. O fundador da Escola da Ponte, Professor José Pacheco é conhecido também no Brasil. Em meados de 2017 era já indutor de mais de 100 projetos para uma nova Educação no Brasil e colaborador voluntário no Projeto Âncora, que segue o mesmo método de ensino da “Escola da Ponte”.

No dia 17 de junho, a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) e a Cátedra UNESCO/UCB iniciaram procedimentos para a celebração de uma parceria em rede visando amparar eventuais atividades de cooperação científica, sobretudo no campo da pesquisa em educação e no campo social. Em perspectiva está uma cooperação científica da Cátedra em um Pós-doutoramento em Ciências Sociais a ser oferecida pela CESPU.

 

Na ocasião o Prof. Geraldo Caliman, Titular da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade proferiu, na sede da Universidade, uma conferência sobre “Educação Social no Brasil: Emergências, Evolução e Perspectivas Futuras”.

 

No dia 20 de junho, o Titular da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade proferiu uma conferência sobre o Educador Social: entre formação e reconhecimento profissional.  Esse evento, denominado Encontros de Educação Social, ocorreu no Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF), no Norte de Portugal, para os alunos de Graduação do Curso de Educação Social.

A Cátedra UNESCO/UCB mantém uma parceria em rede há mais de cinco anos com o IESF. A configuração em rede permite que ambos os parceiros projetem, a partir dos objetivos da UNESCO e da Cátedra UNESCO, atividades acadêmicas voltadas ao desenvolvimento de pesquisas.

 

Clique aqui para conhecer as iniciativas e projetos desenvolvidos pela Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade

 

Fonte: https://catedra.ucb.br/

 

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.