A Celebração de Páscoa no Centro Inspetorial em Belo Horizonte/MG aconteceu no dia 18/04 com a participação dos Colaboradores e concelebrada pelo Salesiano Padre Natale Vitali, Padre José Ricardo Mole e Padre Moacir José Sacari. 

A partir das leituras bíblicas previstas pela liturgia do dia os colaboradores foram convidados a refletir sobre o sentido da Páscoa na contemporaneidade. 

Durante a homilia, Padre Natale ressaltou alguns trechos do Evangelho do dia, que relatava o encontro de Jesus ressuscitado com as mulheres.

Celebração de Páscoa no Centro Inspetoria

História da ISJB

Os primeiros filhos de Bosco chegaram ao Brasil em 14 de julho de 1883 vindos do Uruguai. Instalaram-se em uma chácara do bairro Santa Rosa em Niterói-RJ. Apoiados pela Igreja local e pelo Império, os Salesianos foram atacados e perseguidos pela imprensa anticlerical que logo cessou suas investidas vista a assimilação dos valores da cultura moderna pelo Sistema Educativo de Dom Bosco e a inserção no mercado de trabalho por meio das Oficinas de Artes e Ofícios e no Oratório.

Posteriormente, os Salesianos fundaram outras casas na cidade de São Paulo/SP, Liceu Sagrado Coração de Jesus (1985), Lorena/SP (1890), Recife/PE (1894) e Cuiabá/MT (1894). Destas primeiras presenças emanaram as Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco do Brasil. Atualmente são seis as Inspetorias Salesianas no Brasil.

A Inspetoria São João Bosco (ISJB), fundada em 11 de dezembro de1947 (Decreto nº 10743-47), abrange os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Tocantins e o Distrito Federal. Do ponto de vista jurídico, a ISJB é uma sociedade civil sem fins lucrativos, dedicada à assistência social, beneficente, e de caráter educativo-cultural.

Com sede em Belo Horizonte/MG, a ISJB tem como missão contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, por meio da educação, evangelização e assistência social da juventude, especialmente a mais necessitada, promovendo os direitos das crianças e dos adolescentes, além de proporcionar-lhes, com ações concretas e pontuais, um futuro melhor.

Atualmente, a ISJB é responsável por 14 Comunidades Religiosas Salesianas, 3 Casas de Formação (Aspirantado, Pré-noviciado e Noviciado), 20 Oratórios Festivos, 5 Centros Juvenis, 4 CESAM’s, 12Paróquias, 6 capelas salesianas, 12 Escolas, 1 Centro Universitário, 1 Pré- Universitário Social, 1 Casa de Retiro, 1 Centro Salesiano de Documentação e Pesquisa, 3 Conselhos Locais da AJS empossados. Igualmente acompanha outros 3 Oratórios Diários da Família Salesiana & Parceiros e conta com a presença de 10 grupos da Família Salesiana.

Durante 2022, a Inspetoria São João Bosco lembra seus 75 anos participe das festividades de 75 anos da ISJB.

 

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.