O Centro Salesiano de Documentação e Pesquisa (CSDP) na cidade de Barbacena-MG foi criado pela Inspetoria São João Bosco, quando a Congregação Salesiana celebrava o seu Centenário de atividades educativas no Brasil.

Este empreendimento foi confiado, em 1981, ao P. José Vieira de Vasconcellos, que tinha sido eminente membro do Conselho Federal de Educação e era Professor na Universidade Nacional de Brasília (UnB). Ele procurou despertar o interesse dos salesianos para cooperarem na doação de documentos que servissem para preservar a história dos salesianos no Brasil. Com sua dedicação conseguiu reunir e organizar um acervo expressivo para sua inauguração no dia 28 de julho de 1983, com a presença do Reitor Mor dos Salesianos, P. Egídio Viganò, SDB. 


O P. José Vieira de Vasconcellos dirigiu o CSDP até à sua morte, ocorrida no ano de 1993, quando foi substituído pelo P. João Duque dos Reis, que continuou os trabalhos de desenvolvimento do Centro até 1997. 

O P. Alfredo Carrara de Melo assumiu a direção, dando um grande impulso na organização do acervo: foi adotado o sistema decimal na classificação do acervo; sugerido e implementado pelo P. Ilário Zandonade, sendo feita a catalogação no computador, com a possibilidade de acesso digital. Em 2010 assumiu a direção o P. Ilário Zandonade. 

Nesses 40 anos de fundação, o CSDP tem colaborado em muitas pesquisas históricas principalmente sobre a história da Congregação Salesiana no Brasil e das biografias de salesianos.

O P. Ilário Zandonade lembra que “Centro Salesiano de Documentação (CSDP) foi criado para preservar a história dos salesianos no Brasil. O fundador e incentivador foi o Pe. José Vieira de Vasconcellos, que foi membro do Conselho Federal de Educação. O CSDP vem atendendo rapidamente a muitos pedidos de documentos e informações através dos meios de comunicação por estar seu acervo organizado. O CSDP está incentivando um projeto de unir todos os arquivos das seis inspetorias do Brasil em um sistema on-line. Para isto há necessidade de conscientização da importância da preservação de nossa história" contou.


Entre os pesquisadores podemos ressaltar Riolando Azzi, publicou vários livros sobre “ação evangelizadora dos Salesianos no Brasil” e o Pe. Antônio da Silva Ferreira, da Inspetoria  Nossa Senhora Auxiliadora, inspetoria salesiana paulista,  que permaneceu no CSDP de 1999 a 2009 fazendo pesquisas, publicando artigos e livros e ministrando palestras e cursos de salesianidade. Recentemente o Centro Pesquisa colaborou com o envio de informações sobre o Dom Antônio de Almeida Lustosa para o processo de canonização.


Atualmente o Centro Salesiano conta com um acervo: 

8.161 livros relacionados aos assuntos Salesianos, tais como Família Salesiana, Congregação Salesiana em Geral, Espiritualidade da Congregação Salesiana, Estrutura de governo, obras e presenças, sistema preventivo, artes e comunicação e biografia.
1.814 periódicos em diversos idiomas como italiano, espanhol, inglês entre outros. 
2.982  Partituras relacionadas aos assuntos salesianos de autoria de salesianos e de leigos. 
Além de Cartas Mortuárias de Salesianos e Salesianas, assim como,  arquivos audiovisuais como fotos e vídeos que colaboram para fazer memória da Congregação Salesiana no Mundo. 

O  Centro Salesiano de Documentação e Pesquisa em Barbacena está aberto ao público e recebe grupos de escolas e universidades para visitas técnica, por meio, de agendamento pelo telefone: (32) 33316635 ou pelo endereço de e-mail: csdp@salesiano.br .

Fonte: Centro Salesiano de Documentação e Pesquisa em Barbacena

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.