No dia 28/06/2022, as crianças e adolescentes  do Centro Juvenil Dom Bosco (CJDB) realizaram um passeio cultural ao Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.

O Museu é um espaço ao ar livre que dispõe de um acervo formado por aproximadamente 24.000 itens entre peças e espécimes científicos preservados e vivos (coleção científica de plantas e reserva vegetal), contextualizados nas áreas da Arqueologia, Paleontologia, Geologia, Botânica, Zoologia, Cartografia Histórica, Etnografia, Arte Popular e Documentação Bibliográfica e Arquivística. 

A oferta de  visitas culturais a espaços do município é uma forma de promoção do direito à cidadania, ampliação do universo informacional dos atendidos e pertencimento aos espaços urbanos que, em muitos casos, as crianças atendidas no Centro Juvenil Dom Bosco não teriam acesso sem essa ação social da unidade.

 “Sabemos que a simplicidade é algo fundamental na vida do ser humano, e ontem no passeio que fizemos com os educandos percebi no rosto de cada um deles um brilho diferente no olhar e a emoção de estar tendo a oportunidade de conhecer lugares diferentes e não somente isso, mas a simplicidade dos mesmos na hora que passaram pelo túnel da lagoinha foi algo que foi visto por muitos deles pela primeira vez, isso me fez perceber que o mundo realmente só tem valor se a gente tiver o olhar e a sinceridade de uma criança”, afirmou o Educador Social, Edmilson W. Ribeiro.
 “O passeio foi muito legal, nós plantamos hortelã, vimos esquilo, tartaruga e sair do ambiente para ir em outro lugar é muito bom. Obrigada CJDB (G.C.P.S. – 11 anos)
 “Eu gostei muito do passeio, nós plantamos, vimos vários animais diferentes e foi muito legal!” (A.J.M.M- 9 anos)
 “O entorno que nossas crianças e adolescentes residem não há espaços culturais e de lazer, nos momentos que dispomos de passeios externos a este público percebemos o quanto a ausência de acesso deles a estes espaços fazem falta e o quanto é importante promover estas experiências para conhecerem os diferentes espaços da cidade. Foi muito gratificante ver em seus rostinhos a alegria ao entrar em um ônibus para irem ao Museu, algo que para muitos pode ser simples, para nossas crianças foi extraordinário",  afirmou a Cássia Corrêa, Assistente Social CJDB.

Clique aqui e veja um parceiro(a) do Centro Juvenil Dom Bosco na cidade de Belo Horizonte/MG. 

Essa notícia foi elaborada com a colaboração de Ludmilla Lamartine de Souza.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.