No início da semana passada, uma grande tragédia assolou Petrópolis (Região Serrana do RJ), que é considerada a maior da história da cidade, com a triste marca de 208 mortos até o momento. Logo após o ocorrido, o Centro Juvenil e Oratório Mamãe Margarida (CEJOMM) através da gerência socioeducativa, esteve em reunião com a Defesa Civil de Niterói, na pessoa da Sra. Maria Ângela. Tomamos tal iniciativa, pois recordamos o momento semelhante que vivemos em 2010 com a catástrofe aqui no Morro do Bumba, onde perdemos vários educandos e familiares, então, entendemos que neste momento toda ajuda seria importante!

Assim como estamos sempre atentos às necessidades dos nossos educandos e suas respectivas famílias, estendemos nossas mãos para estes nossos outros irmãos e direcionamos algumas doações para atendê-los, pois muitos ficaram apenas com a roupa do corpo.

 Nesta ação alinhada entre o Centro Juvenil e a Defesa Civil, com o apoio do CAT da Guarda Civil Municipal de Niterói, enviamos no último dia 22/02: calcados  (chinelo, tênis e sapato), roupas (camisa, bermuda, calça, casaco – masculino e feminino / infantil), brinquedos, colchões e centenas de materiais de limpeza e higiene.

Durante a separação do material, assistente social e o articulador social, presenciaram um breve e simples relato emocionante de uma das crianças que viu a montagem: “se eu tivesse roupa pra doar, eu também doaria!”, disse ao questionar para onde iriam as doações; e nos fez recordar o seguinte trecho sobre solidariedade:

Significa muito mais do que alguns atos esporádicos de generosidade, é muito mais, supõe a criação de uma nova mentalidade que pense em termos de comunidade, de prioridade da vida de todos sobre a apropriação dos bens por parte de alguns. Isso significa solidariedade. Não é só questão de ajudar os outros, isso é muito bom fazer, mas é mais. Trata-se de justiça” nº188  da EVANGELLI GAUDIUM

 


Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.