.avif)
O Centro Juvenil Salesiano de Pará de Minas (MG) realizou nesta quinta-feira (04/12) o lançamento do Projeto Plantando Esperança, que contou com a presença de representantes da sociedade civil, escolas municipais e educandos salesianos.
A iniciativa visa estimular hábitos alimentares mais saudáveis entre crianças, adolescentes e suas famílias. A horta implantada no espaço do Centro Juvenil permitirá a produção de verduras e frutas, que serão distribuídas às famílias atendidas, ampliando o impacto social e fortalecendo a segurança alimentar da comunidade.
A abertura do evento foi realizada pelas crianças e adolescentes do Centro Juvenil, que apresentaram a música “Pomar”, encantando o público presente. Em seguida, foi exibido o vídeo institucional do projeto. A Gerente Socioeducativa do Centro Juvenil Salesiano, Ana Paula Carvalho, destacou que o material ganhou destaque internacional, sendo exibido no 7º Centro de Capacitação da COP 30, em Belém (PA), e disponibilizado no canal oficial do evento no YouTube, integrando a lista mundial de projetos selecionados.
Segundo Ana Paula, essa visibilidade reforça “o protagonismo dos Salesianos do Brasil na promoção de práticas sustentáveis e na construção de uma cidadania ecológica comprometida com o cuidado da Casa Comum”.
O especialista em sistemas agroflorestais e responsável pela parte técnica do projeto, Faber Naddeo, ressaltou a importância da diversificação do plantio para a manutenção da fertilidade do solo, além da relevância de envolver crianças e adultos no processo de plantio e coleta como forma de fomentar novos hábitos alimentares saudáveis.
A inauguração oficial do espaço da horta foi conduzida pelo diretor da Presença Salesiana de Pará de Minas, Pe. Ricardo Sávio do Sacramento, que destacou a importância de cuidar da Casa Comum, conforme o apelo do Papa Francisco na Encíclica Laudato Si’.
Após o momento solene, os participantes foram convidados para um coquetel ecológico, preparado com alimentos naturais e alinhado aos princípios de sustentabilidade promovidos pelo projeto.
A realização do Plantando Esperança nas presenças salesianas da Inspetoria São João Bosco conta com o apoio da Fondazione Don Bosco Nel Mondo, que investe em iniciativas sociais em mais de 130 países onde os salesianos atuação.

