No dia 18/02 a Equipe Diretiva do Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco de Palmas no estado de Tocantins, recebeu a visita da Secretária Municipal de Ação Social, Coronel Patrícia Amaral, juntamente com sua equipe, a fim de apresentar os projetos, necessidades e espaço desta significativo ambiente de missão para a sociedade pertencente ao município. 

Essa visita foi um passo importante na parceria para o projeto Saleconect: Iniciação ao mundo do trabalho, que busca contribuir para a inclusão digital e social dos adolescentes e jovens,em situação de vulnerabilidade social, além de sensibilizá-los em relação a valorização da escola formal, ofertando-lhes a preparação inicial para a inserção no mercado de trabalho. 

Conheça projeto Saleconect: Iniciação ao mundo do trabalho: 

Público-alvo

O público alvo do projeto é formado por adolescentes, com faixa etária de 14 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade social e econômica. Mais de 70% dos participantes são negros, de famílias cuja renda per capta situa-se na faixa de 1/2(meio) salário mínimo. Grande parte conta com os benefícios dos programas governamentais (bolsa família, bolsa escola, benefício de prestação continuada, outros).

Objetivo Geral

Contribuir para a inclusão digital e social dos adolescentes e jovens, além de sensibilizá-los em relação a valorização da escola formal, ofertando-lhes a preparação inicial para a inserção no mercado de trabalho

Objetivos Específicos

- Promover a formação do adolescente e do jovem por meio da educação profissional e a valorização da escola formal.

- Oferecer conhecimentos básicos de Digitação, Windows XP, Word, Excel e Power Point e Internet.

- Fortalecer os vínculos familiares e comunitários dos atendidos por meio do acompanhamento sociofamiliar.

- Favorecer o desenvolvimento escolar e profissional dos educandos por meio de pesquisas virtuais, textos e jogos educativos digitais.

 Resultados Esperados

- Adolescentes e jovens com conhecimentos teóricos e práticos do pacote office: Windows XP, Word, Excel, Power Point e Internet.

- Adolescentes e jovens integrados, participativos, motivados e críticos diante das novas tecnologias digitais.

- Adolescentes e jovens compreendendo a importância da escola formal para a formação profissional.

- Adolescentes e jovens com vínculos familiares e comunitários fortalecidos.

- Adolescentes e jovens com melhores condições de inserção no mercado de trabalho.

Metodologia

Este projeto será executado durante 12 meses, o Centro Juvenil fará articulações com vistas a buscar novas parcerias para a continuidade das atividades, após o período de apoio.

O projeto será executado levando-se em consideração o desenvolvimento individual dos adolescentes.

Durante todo o projeto haverá oferta de lanche diariamente, buscando-se sempre uma alimentação saudável e adequada para o bom desenvolvimento dos adolescentes e dos jovens.

As atividades a serem desenvolvidas serão direcionadas a inclusão digital, formação cidadã, humana, cristã, empreendedora e apoio pedagógico.

As famílias dos adolescentes serão acompanhadas pela equipe técnica do Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco (Assistente Social e Pedagogo), visando o encaminhamento para a rede sócio assistencial, de acordo com as demandas apresentadas e viabilizando o acesso aos seus direitos.

Serão ofertadas 4 turmas no decorrer do ano letivo (2 turmas no período matutino e 2 turmas no vespertino) com capacidade para 20 alunos em cada, totalizando 80 adolescentes atendidos.

As turmas terão durabilidade de 4 meses com carga horária de 100 horas/aula.


Apoie os projetos desenvolvidos pelo Centro Juvenil Palmas:  clique aqui  

Texto: Hudson Henrique Campos Silva, SDB

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.